Seminário debate nesta quinta-feira (13) desenvolvimento do Noroeste de Minas

Publicado em 13/06/2013 12:41
Evento, organizado pelo Fórum do Futuro, contará com a participação dos ex-ministros Alysson Paolinelli, Roberto Rodrigues e Paulo Hadadd

O Fórum do Futuro, entidade voltada ao debate de propostas para o desenvolvimento regional, promove nesta quinta-feira (13), das 8h às 19h, no Hotel Fazenda Curva do Rio, em Unaí (MG), o seminário 40 Anos de Plano Noroeste - A História do Futuro. O evento reunirá lideranças dos setores público e privado, acadêmicas, empresariais e políticas para debater o impacto da expectativa de aumento da demanda mundial de alimentos sobre as regiões produtoras e antecipar cenários econômicos até 2033.

 “A expectativa dos prefeitos dos 19 municípios da região é de que possamos sair do evento com boas ideias para promover o crescimento do Noroeste de Minas, com geração de emprego e renda e estímulo ao empreendedorismo”, diz o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião Noroeste de Minas (Amnor) e prefeito de Dom Bosco, João Paulo da Silva.

Realizado em parceria com a Amnor, o seminário contará com a presença dos ex-ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues e do ex-ministro da Fazendo Paulo Haddad. O secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Evaldo Vilela, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, o prefeito de Unaí, Delvito Alves e o prefeito de Paracatu, Olavo Condé, também participarão do evento.

Agricultura tropical – O Noroeste de Minas foi escolhido para sediar o seminário sobre planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável por ser uma região símbolo da trajetória da moderna agricultura tropical brasileira. Nela, foram lançados, há quase 40 anos, o Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (Prodecer) e o Plano Noroeste de Minas, âncoras das inovações e de políticas de apoio à atividade agrícola que possibilitaram o desenvolvimento atual da agricultura naquela região de Minas e no Centro-Oeste brasileiro.

Diante das novas perspectivas para a produção agrícola brasileira, o Noroeste de Minas precisa se preparar para participar do esforço de atender a crescente demanda global por alimentos.  Neste contexto, é fundamental discutir as questões centrais que serão enfrentadas pela região nos próximos anos. O Noroeste de Minas necessita fortalecer as condições de escoamento da safra – especialmente o braço ferroviário Unaí-Pirapora e a conexão viária entre os seus municípios –, ter uma política que organiza a disponibilidade e o uso dos recursos hídricos; e se integrar a um Fundo de Desenvolvimento Constitucional, além de ampliar os investimentos em pesquisa, inovação e logística.

O debate sobre a estratégia de desenvolvimento para o Noroeste de Minas se insere no contexto das ações que a agricultora brasileira vem promovendo para atender o apelo do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para aumentar a produção mundial de alimentos. A FAO estima que o Brasil precise produzir, nos próximos 20 anos, mais 100 milhões de toneladas de grãos para atender a crescente demanda global por alimentos. 

Serviço:
Seminário “40 Anos de Plano Noroeste - A História do Futuro”
 Onde: Hotel Fazenda “Curva do Rio”, em Unaí-MG
Quando: Quinta-feira (13.6), entre 8h e 19h.
 Assessoria de imprensa Fórum do Futuro
 Sala de Convergência
 Fernando Barros   
 Fone: (61) 9985-0206 / 3367-0425
 www.saladeconvergencia.com/site
 

 

Fonte: FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista