Secretários discutem regulamentação do SIF e combate a Helicoverpa com ministro

Publicado em 28/06/2013 09:40
Andrade propôs a criação de um grupo de trabalho para discutir as questões que envolvem a regularização

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, esteve em reunião com secretários de agricultura dos estados de Minas Gerais, Elmiro Nascimento; Rio Grande do Sul, Luis Fernando Marinardi; Bahia, Eduardo Seixas de Salles e Distrito Federal, Lúcio Taveira Valadão preocupados em regulamentar o Serviço de Inspeção Federal (SIF) de seus estados. O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 27 de junho, em Brasília.

Andrade propôs a criação de um grupo de trabalho composto por dois representantes de cada estado para discutir as questões que envolvem a regularização.

“Nada melhor do que ouvir quem vive o problema. Vamos constituir este grupo, fazer as reuniões e chegar a um denominador comum”, disse o ministro.

Os produtos com SIF podem circular dentro do país e podem ser exportados sem restrição.

Helicoverpa
Outro assunto discutido pelos secretários é manter as plantações livres da lagarta helicoverpa.

De acordo com Antônio Andrade, o controle da lagarta está sendo discutido pelo ministério em três vertentes: aumentando a quantidade de sementes transgênicas, protegidas contra a ação da lagarta; desenvolvendo pesquisas na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para entender melhor o que é a helicoverpa e estudando produtos que possam combater a lagarta sem prejudicar a saúde humana.

“Esta é uma questão prioritária no ministério e vamos resolver o quanto antes”, ponderou Andrade.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista