Santa Catarina em alerta com a chegada de frio intenso
A possibilidade de intensos fenômenos naturais em Santa Catarina nos próximos dias coloca autoridades locais em alerta neste início de semana. Além da propagada chance de acúmulo de neve na serra, alagamentos, deslizamentos e até mesmo uma ressaca deixam os órgãos estaduais de prontidão em todas as regiões catarinenses.
No norte do Estado e na região do Vale do Itajaí, o alerta é para o nível dos rios. Deslizamentos já foram registrados em algumas localidades neste fim de semana. Em Blumenau, a queda de uma encosta fez com que uma família precisasse buscar abrigo na casa de parentes.
No total, a Defesa Civil do município atendeu 14 ocorrências. A preocupação também está voltada aos níveis dos rios da região, que passaram dos 5 metros na tarde deste domingo.
De acordo com as informações do Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram) a previsão indica que a massa de ar polar que chega ao País neste início de semana possa ser ainda mais intensa do que a derrubou a temperatura em Florianópolis a 0°C em julho de 2000. Foi a menor temperatura absoluta já registrada na cidade.
A prefeitura começou a deslocar moradores de rua para abrigos provisórios criados no sambódromo local e em um ginásio de esportes da região continental. De acordo com a assessoria do prefeito César Souza Júnior (PSD), pelo menos 180 pessoas que vivem nas ruas serão levadas para esses abrigos.
ACOMPANHE AS PREVISÕES DA CLIMATEMPO:
O avanço de uma frente fria deixa o dia chuvoso no leste do Sudeste nesta segunda-feira. No Sul, muitas nuvens e chuva no Paraná e Santa Catarina, com tempo frio e seco no Rio Grande do Sul - em Porto Alegre, a temperatura máxima não passa de 17ºC. O tempo seco predomina no Centro-Oeste e nos Estados mais ao sul do Norte do País. No Nordeste, previsão de chuva para a área litorânea, de acordo com a Climatempo. Confira a previsão pelo Brasil:
Norte
O ar seco predomina no sul da Região Norte. No Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas, no centro-sul e leste do Pará e no Tocantins, o sol fica forte o dia todo, faz muito calor à tarde e não chove. Sol e pancadas de chuva no restante da Região.
Nordeste
Sol entre nuvens e chuva a qualquer hora do dia entre o recôncavo baiano e Sergipe e entre o litoral da Paraíba e do Maranhão. Sol e chuva passageira nas demais áreas litorâneas. Chuva à tarde nas demais áreas do norte do Maranhão e do Piauí e no centro do Ceará.
Centro-Oeste
Uma frente fria deixa o céu com muita nebulosidade e provoca chuva o dia todo no sul de Mato Grosso do Sul - a temperatura diminui. Nas demais áreas do Centro-Oeste o tempo fica aberto, com sol o dia todo, aumento de nuvens à tarde, mas sem previsão de chuva.
Sudeste
Frente fria avança pelo litoral e provocando chuva ainda pela manhã no centro-sul e leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e na zona da mata. Muitas nuvens e chuva a partir da tarde no Espírito Santo. Sol nas demais áreas com chuva à tarde no centro-oeste de São Paulo.
Sul
Áreas de instabilidade de uma frente fria provocam muitas nuvens e chuva no centro, norte e leste do Paraná, no vale do Itajaí e litoral de Santa Catarina. O ar polar atua forte no restante do Sul. O sol aparece e faz frio, e há geada no sul do Rio Grande do Sul - em Porto Alegre, a temperatura máxima não passa de 17ºC.
São Paulo pode ter geada e temperaturas de até 3ºC nesta semana (Folha de S. Paulo)
Depois de dois dias de sol, os paulistas devem tirar os agasalhos mais pesados do armário para encarar as baixas temperaturas desta semana. A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é que a chegada de uma massa de ar polar cause geadas e derrube as temperaturas até 3ºC na capital e -3ºC no interior.
O ciclone extratropical se formou no oceano, a leste da Argentina, e deve seguir para o Brasil. Além das baixas temperaturas, a grande massa também fará ventar forte e chover em algumas regiões. Nas regiões sul e sudeste de São Paulo deve ter chuva acima da média para o período nas próximas 36 horas.
Segundo o Inmet, após as chuvas que devem ocorrer com maior intensidade até a noite de amanhã, o frio chega com força na madrugada de terça-feira (23) em todo o Estado.
A manhã terça-feira deve começar com céu aberto, mas com previsão de geada nas zonas sul e oeste da capital e maior intensidade no sul do Estado.
Na quarta-feira, a temperatura cai ainda mais e e repetir as geadas do dia anterior. A temperatura pode chegar a -3ºC na região de Apiaí (a 325 km da capital).
SUL DO PAÍS
Neste domingo houve geada na campanha gaúcha, próximo à fronteira com o Uruguai, no sudoeste do Rio Grande do Sul. Segundo o Inpe, Bagé registrou 2,2°C, Canguçu 2,3°C, Jaguarão e Santa Vitória do Palmar atingiram 2,8°C e a cidade com a madrugada mais gelada de todas foi Guaraí, com 0,8°C.
O instituto não descarta a possibilidade de neve hoje e amanhã em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na região de São Joaquim, os hotéis estão lotados de turistas à espera dos flocos.
Na segunda-feira (22) haverá formação de geada ampla no Rio Grande do Sul e nas serras e planaltos, oeste e centro de Santa Catarina e no sul e sudoeste do Paraná. A tarde será bastante fria nesses estados.
Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), a sensação térmica no Planalto Sul do Estado pode chegar a -22°C na noite de segunda-feira (22). Na capital, a mínima pode chegar a -3ºC.
0 comentário
TEMPO & DINHEIRO EDIÇÃO 18-11-2025
Na COP, embaixadora da UE e secretário do MAPA reforçam chance de acordo com Mercosul assinado até o fim de dezembro
Segurança Alimentar: Aumento da produção será insuficiente se produtores não receberem a assistência que precisam
Justiça prorroga o stay period e mantém suspensas execuções contra produtora rural em recuperação judicial
Usinas adiam para janeiro alta de preços de aços planos no Brasil, diz Inda
Com retomada do fluxo de dados, Fed ainda enfrenta profunda divisão sobre a política monetária