Prova de cafes especiais seleciona lotes para Japao e Europa

Publicado em 27/07/2013 19:19
375 exibições
Produto brasileiro será destaque em eventos na Europa e no Japão, visando à inserção em novos mercados e ao crescimento nos já consolidados

Os profissionais da equipe de degustação dos processos de certificação da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) realizaram a prova de lotes para a classificação das amostras que serão utilizadas em três ações internacionais de promoção: Nordic Barista Cup (NBC), SCAJ – Sustentabilidade e Programa Europa. 

Sem acesso a informações da origem dos lotes, que são codificados, e com base na análise de aspectos como aroma, corpo e doçura da bebida, os degustadores da Associação selecionaram 24 amostras para os trabalhos de promoção do produto. 

A primeira das ações será realizada no Japão, na segunda quinzena de agosto, quando o Conselho de Sustentabilidade da Specialty Coffee Association of Japan (SCAJ) promoverá uma competição de degustação dos cafés especiais de propriedades certificadas do Brasil, evidenciando suas qualidades e o histórico sustentável da produção. As bebidas que serão apresentadas receberam, no mínimo, nota de 80 pontos (0 a 100) na tabela do Cup of Excellence, utilizada como referência pelos provadores da BSCA. 

Entre os dias 5 e 7 de setembro, em Oslo, Noruega, os cafés especiais do Brasil serão destaque na Nordic Barista Cup, uma das maiores competições de torra e barismo do mundo. Todos os produtos utilizados na NBC tem origem brasileira e obtiveram nota superior a 83 pontos na avaliação dos degustadores da BSCA. Além de uma plataforma para a exposição dos cafés especiais do País, a Copa também cede espaço para que sejam apresentadas as informações das propriedades que cultivaram esses grãos. 

Dando sequências às atividades promocionais que vem sendo realizadas ao longo de todo este ano no mercado europeu, também foram selecionados lotes de cafés especiais – nota de corte de 80 pontos – para o Programa Europa. Nesse continente, os agentes promocionais da BSCA vêm desenvolvendo um conjunto de iniciativas para a conquista de novos mercados e a ampliação dos já consolidados.

Tags:
Fonte: BCSA

0 comentário