GO: Armazenagem insuficiente exige credenciamento de unidades de produtores

Publicado em 08/08/2013 08:34

Com uma capacidade armazenadora abaixo do necessário, Goiás terá de credenciar, junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), armazéns que são de pessoas físicas.

O pedido foi realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), na manhã desta sexta-feira (2), ao Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA).

De acordo com a legislação vigente, atualmente, os armazéns credenciados pela Conab devem pertencer apenas à pessoas jurídicas.

“Essa rede não atende à demanda da safra em Goiás, principalmente nas operações de políticas públicas de auxílio à comercialização”, explica o presidente da Faeg, José Mário Schreiner.

Ele esclarece que permitir que armazéns, que estão sob a propriedade de produtores rurais, operem programas governamentais de política agrícola fará com que a capacidade armazenadora do estado tenha um acréscimo em 30%.

Para a Federação, a medida está em consonância com a proposta adotada pelo Governo Federal para melhoria da infraestrutura de armazenagem, durante anúncio do Plano Agrícola e Pecuário 2013/14, em junho.

Na época, a presidente Dilma Rousseff anunciou R$ 25 bilhões para a construção de novos silos em cinco anos; serão financiamentos com taxa de 3,5% ao ano e prazo de pagamento em até 15 anos. 

Permitir que armazéns de produtores sejam credenciados pela Conab, incluindo aqueles que estão em propriedades rurais, também é mais uma forma de o produtor ser estimulado a construir sua própria rede armazenadora.

Hoje, Goiás possui capacidade para armazenar somente 80% do que produz, quando o ideal seria no mínimo uma capacidade armazenadora de 120%, pois isso levaria em consideração os volumes que sobram de uma safra para outra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Faeg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário