Valor da produção agrícola deve crescer 10,8% em 2013

Publicado em 12/08/2013 08:22

A última atualização do Valor Bruto da Produção (VBP) para 2013 prevê crescimento de 10,8% em relação ao ano passado, com um valor estimado de R$ 275,89 bilhões. O estudo foi divulgado na sexta-feira, 9 de agosto, pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/Mapa).

O coordenador geral de Planejamento Estratégico do Mapa, José Garcia Gasques, explica que grande parte das atividades analisadas nas principais lavouras do país apresenta aumento do valor da produção neste ano. “O desempenho favorável desses produtos deve-se à combinação de preços e quantidades produzidas, o que contribui para o crescimento do valor da produção agrícola”, disse.

Dentre as culturas, o milho e a soja se destacam com 43% do VBP estimado para este ano, totalizando R$ 118,7 bilhões. Também tiveram aumento produtos como, laranja, cana-de-açúcar, batata-inglesa, fumo, tomate, trigo, arroz, banana e feijão.
Os estudos mostram que as regiões Sul e Sudeste estão se recuperando das perdas ocorridas nas lavouras, devido às secas no ano passado. A previsão para o Norte e Centro-Oeste é de estabilização no valor da produção. Já o Nordeste, Sudeste e Sul podem ter aumento de 6,7%, 19,8% e 25,9%, respectivamente.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortos por chuvas no RS sobe para 95; ainda há 131 desaparecidos
Senado aprova projeto de calamidade no RS que facilita repasses federais ao Estado
FPA propõe medidas emergenciais para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul
Soja e milho e café arabica tem ajuste positivo no mercado. Dólar cai antes dos juros no Brasil
Ibovespa fecha em alta com balanços; Itaú sobe 2%