Agricultura aprova limite maior de trabalhadores temporários em período de safra
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na quarta-feira (14), o Projeto de Lei 4433/12, do deputado Padre Ton (PT-RO), que autoriza o produtor rural que exerça suas atividades em regime de economia familiar a contratar até 300 empregados temporários no período de safra. Atualmente, a legislação permite a contratação de até 120 pessoas.
O relator na comissão, deputado Carlos Magno (PP-RO), defendeu a aprovação da proposta, argumentando que “a ampliação é benéfica para o setor, já que se trata de uma atividade produtiva altamente intensiva no uso de mão de obra, devido à sua baixa tecnificação e à diversidade da produção, que não se restringe a monoculturas”.
Para Magno, o grande mérito do projeto é oferecer condições para aqueles que se dedicam à agricultura familiar - responsável por 70% da produção dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros - “rompam a barreira da pobreza e do subdesenvolvimento a que estão submetidos”.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
0 comentário
TEMPO & DINHEIRO EDIÇÃO 18-11-2025
Na COP, embaixadora da UE e secretário do MAPA reforçam chance de acordo com Mercosul assinado até o fim de dezembro
Segurança Alimentar: Aumento da produção será insuficiente se produtores não receberem a assistência que precisam
Justiça prorroga o stay period e mantém suspensas execuções contra produtora rural em recuperação judicial
Usinas adiam para janeiro alta de preços de aços planos no Brasil, diz Inda
Com retomada do fluxo de dados, Fed ainda enfrenta profunda divisão sobre a política monetária