Questão indígena: Julgamento da Raposa Serra do Sol (RR) pelo STF será na próxima Quarta-Feira (23/10/2013)
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, colocou na pauta da próxima quarta-feira (dia 23) o julgamento dos embargos de declaração sobre as 19 condicionantes estabelecidas na decisão sobre a Terra Indígena (TI) Raposa Serra do Sol, em Roraima. O ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo no STF, liberou seu voto, que deve ser conhecido apenas no dia do julgamento. Ao homologar a TI, o plenário do Supremo fixou que as 19 condicionantes deveriam valer como regra para todos os processos demarcatórios e terras indígenas do país.
A Funai e a Procuradoria-Geral da República (PGR) tentaram impugnar temporariamente a decisão através dos embargos. No ano passado, a Advocacia-Geral da União (AGU) chegou a editar a Portaria 303, estendendo para todos os processos demarcatórios as 19 condicionantes definidas pelo STF, mas teve de suspendê-la por pressão das organizações indígenas, que argumentaram que deveria ser aguardado o julgamento do STF.
(Quarta-feira, 23 de outubro de 2013: Dia de plantão nas portas do STF).
Veja o primeiro vídeo com a decisão do pleno do STF sobre as condicionantes e agora veja o Barroso pensa sobre Embargos de Declaração:
https://www.questaoindigena.org/2013/10/julgamento-da-raposa-sera-na-proxima.html#more
Veja o que o Barroso já disse sobre o assunto: "É preciso conciliar interesses legítimos do agronegócio com interesses legítimos dos grupos indígenas"
0 comentário
Cooperativismo em Notícia - Edição 08-11
Rotação de Culturas Podcast #22 - Como a robótica contribuirá na rentabilidade do produtor rural?
Sistema FAEP pede ampliação do crédito para amortização de dívidas por eventos climáticos
Ministro Carlos Fávaro destaca protagonismo do agro sustentável na COP 30
Fundação Gates promete US$1,4 bilhão para ajudar agricultores a se adaptarem a condições climáticas extremas
Lula diz que debate sobre transição energética passa por discussão sobre minerais críticos