Análise do uso de MILHO VT PRO2 seguido de SOJA RR

Publicado em 21/10/2013 06:37 e atualizado em 21/10/2013 14:19
BOA TECNOLOGIA NA SEMENTE, PÉSSIMA RECOMENDAÇÃO TÉCNICA EM PLANTIO SEQUENCIAL... Um grande percentual das áreas agricultáveis do País são cultivadas com a cultura da soja, seguido do cultivo do milho safrinha (segunda safra). Por Valdir Fries, de Itambé/PR

A tecnologia RR da Monsanto inserida na soja resistente ao glifosato foi amplamente aceita e plantada pelos produtores rurais. Considerada excelente tecnologia, uma vez que proporcionava uma economia no uso de herbicidas no controle das ervas daninhas invasoras sem provocar fitotoxidade nas plantas soja.

Com o passar dos anos, ervas daninhas foram ganhando resistência ao glifosato, e enquanto a Monsanto não lançar no mercado o SUCESSOR DO ROUNDUP READY, os custos com o controle aplicados no controle das ervas já se igualam aos custos com defensivos aplicados  nos cultivos convencionais.

O cultivo do MILHO VT PRO2 não deixa de ser uma boa tecnologia; no entanto onde nos deparamos com ervas daninhas resistentes ao controle com o glifosato, a tecnologia aplicada no milho VT PRO2 deixa de ser interessante, e, ainda pior, passa a ser uma PÉSSIMA RECOMENDAÇÃO nos cultivos sequenciais praticados no BRASIL.

Com o plantio do milho VT PRO2 na safrinha, seguido do cultivo do soja RR na sequencia do próximo plantio, o milho passa a ser a infestação concorrente mais difícil de se controlar em meio a soja, uma vez que o custo do defensivo para controlar a infestação do milho é relativamente cara, e a dessecação com uma só aplicação no pós-emergente não é suficiente.

Conforme podemos ver na imagem acima, temos uma área com o cultivo da soja plantio 2013/2014, ainda em seu primeiro estagio de desenvolvimento, e em meio ao soja RR, observamos  que parte da resteva do milho VT PRO2 também já brotou, resultando da necessidade de mais uma aplicação de pós-emergente especifico para combater o milho já nascido.

Observamos que além do milho já germinado existem espigas com grãos intactos que devem brotar em meio a plantação no decorrer de todo ciclo da soja, necessitando aí um terceir controle, ou até de uma quarta aplicação de herbicida especifico se somarmos a dessecação feita no pré plantio.

Portanto, amigos produtores, ao planejar o plantio de suas lavouras nos próximos anos, saibam que o cultivo de milho VT PRO2 , seguido do plantio de soja RR, deixa de ser considerada uma boa tecnologia, e passa a ser uma PÉSSIMA RECOMENDAÇÃO TÉCNICA devido ao aumento significativo dos custos de produção.

Dessa forma, ao planejar o cultivo de milho em 2014 em área que na sequencia sera cultivada com soja, a melhor opção a se recomendar é cultivar o milho BT seguido do soja RR, ou Intacta, e ou convencional.

Por Valdir Edemar Fries.

Fonte: Valdir Fries

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Máquinas compactas para café e citros são destaques da Massey Ferguson na Agrishow 2024
Campos Neto vê tempos mais difíceis para banqueiros centrais em meio a pressões fiscais
Agrishow 2024 vai marcar uma virada de chave na expectativa do produtor rural
Produtores agora chegam com mais maturidade empresarial para buscar ferramentas financeira
Agrishow 2024: Entrega simbólica de tratores a produtores rurais emociona na abertura da feira