Mato Grosso do Sul na reta final do plantio da soja

Publicado em 05/11/2013 14:38

Com 84,4% da área da soja semeada, o equivalente a 1,8 milhão de hectares Mato Grosso do Sul encerra o plantio da oleaginosa na primeira quinzena de novembro. De acordo com a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS – Sistema Famasul) as regiões Sul e Centro/Norte do Estado tem 79,3% e 90,9% do plantio concluído, respectivamente.

As informações do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga) apontam que o plantio já foi concluído em Juti. No Sul do Estado, Amambai, Fátima do Sul, Itaporã, Laguna Carapã e Rio Brilhante somam mais de 95% de suas áreas já cultivadas. As áreas de plantio destes municípios somam 350 mil hectares, o equivalente a 17% da área total destinada à soja em Mato Grosso do Sul.

Na região Centro/Norte, Pedro Gomes se destaca com o plantio 95%  finalizado, seguido por Coxim,92%, Costa Rica, Chapadão do Sul e Sidrolândia, com 90% de suas áreas semeadas.

A Aprosoja/MS avaliou a distribuição das chuvas no Estado entre os dias 28 de outubro e três de novembro e constatou que o nível pluviométrico médio do Estado foi de 35,9 milímetros, com maiores concentrações nos municípios de Ponta Porã, Dourados, Campo Grande, São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul. A distribuição de chuvas entre as áreas de cultivo em MS varia entre 50 e 200 milímetros e não atrapalha o processo de plantio. 

Fonte: Famasul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 06-12-2025
Rotação de Culturas Podcast #25 - Inovar sem perder tração: Qual o movimento inteligente?
Entregas de fertilizantes no Brasil superam 5 mi t pelo 3º mês e crescem 9,3% no ano
Taxas dos DIs disparam com anúncio de que Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para ser candidato
A terra que resiste: a luta de produtores rurais contra a insegurança em Campinas e Região, interior de São Paulo
Episódio 4 - Benefícios e diferenciais de Verango® Prime contra os nematóides