Governo não anuncia medidas para o café e causa nova frustração entre cafeicultores

Publicado em 21/11/2013 17:49 e atualizado em 21/11/2013 18:38

Até o fechamento desta edição, o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) não havia divulgado informações sobre a votação das medidas de apoio à cafeicultura, conforme esperado. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério, uma coletiva de impresa será convocada para amanhã (22) às 14h00, para divulgar a decisão do CMN (Conselho Monetário Nacional) sobre o assunto.  

Os ministros da Agricultura, Antônio Andrade, e da Fazenda, Guido Mantega, se reuniram para discutir as medidas na tarde de hoje (21) às 15h, em Brasília mas, segundo a assessoria de imprensa do MAPA, a reunião não havia sido finalizada até as 19h.

O anúncio das medidas de apoio aos cafeicultores, que estão sofrendo com os preços de comercialização do café, que estão abaixo do custo de produção, foi adiado diversas vezes pelo governo. A última proposta foi a prorrogação das dívidas dos cafeicultores por 120 dias, que, segundo Carlos Melles, presidente da Cooparaíso, só deverá aliviar o problema do setor. “Acho que estamos longe de uma solução definitiva. Teremos que fazer um trabalho sério para conseguir mudanças. O Brasil precisa rever sua política agrícola”.

Representantes da cafeicultura afirmam ainda que organizarão uma mobilização nacional se as medidas não forem anunciadas, ou se não atenderem às necessidades do setor. 

 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAPA: Medidas de apoio ao setor agropecuário do estado do Rio Grande do Sul
Colchões, roupa de cama e banho: saiba o que doar para vítimas no RS
De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros