MAPA define subvenção para seguro de culturas de inverno

Publicado em 27/11/2013 11:36
Decisão atende parte das solicitações da FAEP

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fixou na última segunda feira (25) o percentual de subvenção ao prêmio do seguro rural para as culturas de inverno, a partir da safra 2014. Serão os seguintes:

a) 70% para o trigo;

b) 60% para o milho safrinha e demais culturas de inverno (aveia, canola, cevada, centeio, triticale).

Em nota assinada pelo Diretor do Departamento de Gestão de Risco Rural - DEGER, Vicente de Paulo Diniz, esses percentuais de subvenção serão válidos em todo o território nacional, independentemente da região produtora.

O comunicado esclarece também que, até o momento, não existe autorização por parte do Ministério para a utilização de recursos do orçamento de 2013 para a contratação de operações de culturas da safra de inverno 2014.

A FAEP encaminhou em 08 de outubro ao MAPA ofício solicitando medidas para estabelecer regras para a subvenção de milho safrinha, trigo e demais culturas de inverno. Conforme o documento, no Paraná os produtores começaram a comprar insumos e a contratar nos agentes financeiros o pré-custeio do milho da segunda safra, porém sem seguro agrícola.

Isso porque não havia ainda regras claras e definidas no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural - PSR para essa cultura, para o trigo e as demais culturas de inverno. Segundo o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, "esses produtores necessitam de seguro agrícola, pois não têm perfil ou limite para contratar o Proagro".

O ofício enviado pela FAEP também ressaltava que "essas culturas apresentam alto risco climático, significando que as seguradoras precificam esse risco no prêmio cobrado dos produtores. É comum o seguro agrícola para essas culturas chegar de 10% até 15% ou mais de prêmio bruto, ou seja, alíquotas inviáveis para o produtor arcar sem o apoio do governo."

Meneguette afirma que "a FAEP continuará envidando esforços para que o MAPA libere os recursos de seguro rural conforme o calendário agrícola para atender os produtores que estão contratando o pré-custeio nos agentes financeiros."

No link abaixo, veja a nota oficial do Ministério da Agricultura:

>> Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural - PSR

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Faep

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário