Pragas: Mapa convoca empresas com interesse em análises de risco

Publicado em 24/02/2014 09:13

A Secretaria de Defesa Agropecuária publicou, no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira, 21 de fevereiro, a convocação de empresas interessadas em dar continuidade à avaliação dos pleitos de Análise de Risco de Pragas pelo Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A Análise de Risco de Pragas (ARP) é um dos dispositivos que o Departamento de Sanidade Vegetal do Mapa aciona para garantir a segurança do mercado brasileiro nos processos de importação de produtos vegetais. Isto é, trata-se de uma das ações da política internacional para evitar que pragas que não existem no país, adentrem o Brasil. Todos os países adotam esse procedimento para proteger seus mercados.

Dada a extensa demanda de análises que vêm se acumulando desde 2003, o Mapa instaurou um processo administrativo para saber quais dos pedidos protocolados ainda são de interesse das empresas internacionais. ‘’A intenção é organizar estrategicamente o Brasil, de acordo com a demanda do mercado internacional, sabendo quais das empresas que fizeram a solicitação ainda têm interesse na avaliação do Mapa”, comenta o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Mapa, Luis Eduardo Rangel.

Além da convocação, haverá um workshop sobre análise de risco organizado pelo Mapa, que visa elaborar novas propostas organizadas junto aos exportadores, às embaixadas e aos colaboradores (empresas que prestam serviços de análise de risco de pragas) para fazer com esse trabalho não seja mais represado ao longo do tempo.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros
Tecnologias no agro criam novos modelos de trabalho do campo às empresas que atendem o setor
Brasil e Japão assinam memorando de cooperação para recuperação de áreas degradadas