Washington Post denuncia violência do Governo brasileiro contra agricultores pobres no Maranhão

Publicado em 22/03/2014 18:53

Matéria publicada hoje pelo jornal The Washington Post denuncia violência do Governo brasileiro no processo de retirada dos pequenos agricultores do Maranhão de uma área demarcada pela Funai no oeste do estado. De acordo com a matéria assinada pelo jornalista Dom Phillips, a chamada desintrusão feita pelo Governo sobre criticas pelo tratamento dispensado aos agricultores pobres.

Com o título Brazil’s government program to protect a tribe criticized for its treatment of poor farmers, o jornalista cita o produtor rural Carlos Reis que tirou fotos dos funcionários da Funai derrubando sua casa. Reis vivia na área demarcada há 20 anos. "Perdemos nossas coisas ", disse Reis, que agora vive em uma barraca de lona com sua esposa e dois filhos.

Assim como Carlos Reis, centenas de agricultores pobres estão entre os alvos de uma operação do governo para limpar uma reserva na Amazônia para os índios Awá, diz a matéria. Que alerta para o risco de o Brasil ver transformado o que seria uma vitória de relações públicas para o governo em críticas internacionais com as crescentes críticas cresce sobre o tratamento dos agricultores que estão sendo expulsas de suas terras.

O repórter ouviu também a agricultora Deusiana Alves, de 39 anos, também despeja com a família pela operação do Governo. "Se fosse um governo com coração e um senso de comunidade, não teria feito isso", disse a agricultor que passou a morar com a família na casa da irmã, na cidade vizinha de São João do Carú. Dos 427 casas mapeadas na área, 263 já foram demolidas e sete de 16 áreas de criação de gado foram destruídas.

Chico Miguel, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura (Fetaema), disse ao jornal que os agricultores precisam ser respeitados. "Temos que preservar a habitação e o bem-estar de todos os que vivem lá há mais de 20, 30 anos ", disse ele.

O jornal cita também o deputado federal Weverton Rocha que afirmou que a questão que se coloca não é o direito dos Awá, mas o tratamento dispensado pelo Governo às pessoas que estão sendo despejadas. "Nós não podemos deixar que os direitos dos índios violem os direitos dos trabalhadores rurais", disse ele ao The Washington Post.

Madalena Pinheiro, um técnica do próprio Conselho Indigenista Missionário (Cimi), disse que se os agricultores pobres não forem reinstalados corretamente "eles certamente voltarão."

Veja AQUI a matéria na íntegra em inglês.

- See more at: https://www.questaoindigena.org/2014/03/washington-post-denuncia-violencia-do.html#more

clip_image001
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog Questão Indígena

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • HAROLDO FAGANELLO Dourados - MS

    Acho que o Congresso Nacional, covarde, lento, picareta,acomodado,vendido,irresponsável, em sua maioria, tem a mesma culpa no cartório que o Executivo e o Judiciário nessa questão de despejo dos produtores rurais do meu Brasil. Afinal a quantos anos o problema existe e eles até agora nada produziram de prático, então resta-nos carimbá-los de co-responsáveis pelo CRIME que se comete...e não pouparemos também boa parte da Imprensa Nacional....

    0
  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Só existe uma forma não violenta de solucionar as questões indígenas e quilombolas no Brasil, que é, o Congresso Nacional assumir seu papel e a justiça sair do seu campo de conforto e se inteirar da realidade nua e crua, ao invés de soltar decisões(muitas delas ideológicas) de gabinete, para serem cumpridas por um executivo altamente tendencioso.Afinal de contas, neste assunto tem muita polêmica,muita injustiça e principalmente muita picaretagem.

    0
  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Mesmo sem ter formação jurídica ,eu vou dar o veredicto:Os defensores Gilberto Carvalho,paulo Maldos(O),Míriam Leitão e toda tropa de choque do governo vão classificar a reportagem como uma ingerência do imperialismo americano sobre as questões brasileiras,ah,já ia me esquecendo vão falar que a culpa é do agronegócio e por fim o governo vai inventar alguma bolsa para enganar o sofrimento de quem dignamente trabalhava para levar adiante seus sonhos... Pobre Brasil,País rico com um povo massacrado pela miséria inventada...(REVOLTANTE).

    0