Maçã: Ministro anuncia praga erradicada no país

Publicado em 05/05/2014 12:55 e atualizado em 05/05/2014 15:03

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, participou nesta segunda-feira (5), em Vacaria, (RS), da assinatura que declara a erradicação da praga Cydia pomonella, conhecida como lagarta da maçã, do Brasil. O evento ocorreu na Estação Experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e contou com a presença de autoridades locais e produtores rurais.

De acordo com o ministro, a erradicação tem relevância para o país. “Por ser uma praga severa, que atinge diversos países, como Uruguai, Estados Unidos e Argentina, esta é uma conquista importante da defesa sanitária vegetal brasileira”, afirmou.

Dentre as medidas realizadas pelo Mapa, por meio do Programa Nacional de Erradicação da Cydia pomonella, estão a instalação e monitoramento de mais de 10 mil armadilhas e a captura de mais de 20 mil exemplares da praga. No total, cerca de 100 mil plantas hospedeiras foram erradicadas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, Estados que representam 95% da produção nacional de maçã.

A partir de agora, o Mapa deverá proceder a revisão dos requisitos fitossanitários de importação aos países exportadores de produtos considerados hospedeiros da praga e a elaboração de plano de contingência. Além disso, serão tomadas as demais medidas necessárias à manutenção do reconhecimento como praga erradicada do País.

A praga foi detectada no território nacional pela primeira vez em 1991 e a última captura ocorreu em novembro de 2011. Segundo a Convenção Internacional para a Proteção de Vegetais (CIPV), as áreas produtivas podem ser declaradas livres da praga depois de dois anos da última ocorrência identificada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário