Pesquisa Datafolha: Aécio sobe 4 pontos e chance de 2º turno cresce

Publicado em 09/05/2014 05:12 e atualizado em 09/05/2014 15:10
Nova pesquisa mostra tucano com 20% das intenções de voto, contra 37% de Dilma e 11% de Campos. Soma dos rivais supera número da presidente por um ponto

A nova pesquisa eleitoral do instituto Datafolha sobre a disputa presidencial, divulgada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra um crescimento de quatro pontos do pré-candidato do PSDB Aécio Neves. De acordo com o levantamento, o tucano subiu de 16%, noinício de abril, para 20%. Dilma Rousseff ainda está na frente, com 37%, um ponto a menos do que na última pesquisa – uma variação dentro da margem de erro de dois pontos. Eduardo Campos, do PSB, aparece em terceiro com 11%, um ponto a mais do que em abril. Votos brancos e nulos somam 16%, enquanto 8% dos entrevistados responderam que estão indecisos.

Segundo turno – Os números da pesquisa mostram que aumentou a possibilidade da eleição ser decidida no segundo turno. Segundo o Datafolha, no cenário mais provável, contando os candidatos nanicos, os 37% de Dilma não superariam a soma dos outros presidenciáveis, que juntos têm 38% das intenções de voto. Caso este quadro se repita no dia 5 de outubro, a eleição seria decidida em um segundo turno entre a petista e Aécio. O instituto destaca ainda que nas últimas pesquisas Dilma vem caindo gradativamente, enquanto seus principais adversários estão em ascensão.

Apesar disso, a presidente ainda leva vantagem nas simulações de segundo turno. Em disputa contra Aécio, a petista venceria por 47% a 36%. Contra Campos, o placar seria de 49% a 32%. A diferença nessas projeções, no entanto, também vem caindo nas últimas pesquisas. Em outro dado importante, 86% dos entrevistados responderam que conhecem a presidente Dilma. Para Aécio esse número é de 42% e para Campos, 25% – resultados que podem mudar a partir do início da propaganda na televisão, em 19 de agosto. O Datafolha ouviu 2.844 pessoas entre os dias 7 e 8 de maio, em 174 municípios.

Reinaldo Azevedo: Números, acreditem, acenam com uma possível derrota de Dilma

'Volta, Lula' – A aprovação ao governo da petista continua baixa e oscilou de 36%, em abril, para 35%. Em outro dado ruim para Dilma, 58% dos entrevistados se mostraram favoráveis ao "Volta, Lula", declarando que o ex-presidente deveria ser o candidato do PT. Entre os eleitores petistas, esse número sobe para 75%. No cenário com Lula, o petista venceria no primeiro turno com 49%, contra 17% de Aécio e 9% de Campos. Na semana passada, o PT organizou um evento com a presença de Dilma e do próprio Lula para tentar abafar o movimento, que ecoou entre militantes da legenda e partidos aliados.

A presidente Dilma Roussef, o senador Aécio Neves e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (Antonio Cruz/ABr e Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)

Fonte: Veja + Folha

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortos por chuvas no RS sobe para 95; ainda há 131 desaparecidos
Senado aprova projeto de calamidade no RS que facilita repasses federais ao Estado
FPA propõe medidas emergenciais para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul
Soja e milho e café arabica tem ajuste positivo no mercado. Dólar cai antes dos juros no Brasil
Ibovespa fecha em alta com balanços; Itaú sobe 2%