Agropecuária cresce 3,6% no primeiro trimestre e impulsiona PIB do Brasil

Publicado em 02/06/2014 08:19

A agropecuária lidera, mais uma vez, o desempenho positivo do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, registrando crescimento de 3,6% em relação ao quarto trimestre de 2013. Neste mesmo período, o PIB do Brasil aumentou apenas 0,2%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta sexta-feira (30.05) os resultados do PIB.

A Superintendência Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lembra que, enquanto o setor agropecuário apresentou alta de 2,8% quando comparado ao primeiro trimestre do ano passado, o PIB nacional cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2014.

Apesar dos problemas climáticos observados em 2014, a safra brasileira de grãos e fibras deverá atingir o recorde de 191,2 milhões de toneladas, justificando as expectativas de crescimento do setor neste ano.

No primeiro trimestre, destacam-se a soja, o arroz e o feijão primeira safra, que registram aumento de produção de 6,35%, 7,69% e 55,46%, respectivamente, contribuindo para o bom desempenho da agropecuária.

A expectativa é de que, no próximo trimestre, o setor agropecuário mantenha a tendência de crescimento. Isto porque, nos meses de abril, maio e junho, há o término da colheita da safra de verão e o início da colheita da segunda safra e da safra de algodão, que deverão sustentar o crescimento do PIB. Também se encerrará no próximo trimestre a colheita do café e da cana-de-açúcar, mas estas duas culturas devem registrar queda, em função de problemas climáticos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Se tivéssemos verdadeiros Líderes no setor e não esta escória política e politiqueira que temos,este seria o momento ímpar de colocar na cabeça dos brasileiros,principalmente da massa urbana a seguinte mensagem:SE O BRASIL NÃO APRENDER A VALORIZAR SEU AGRONEGÓCIO E SEUS PRODUTORES RURAIS,EM BREVE ,ALÉM DE FOME,QUASE TODOS MORRERÃO DE INANIÇÃO ECONÔMICA,CAUSADA PELO VÍRUS PIBINHO.

    0