Café: déficit global em 2014/15 pode ser o maior em quase 10 anos, diz OIC

Publicado em 01/08/2014 23:03
no Estadão


O déficit global de café na próxima temporada pode ser o maior em quase uma década, refletindo a queda de produção no Brasil, disse nesta quinta-feira Mauricio Galindo (foto: reprodução Flickr OIC), diretor de operações da Organização Internacional do Café (OIC).

A demanda pode superar a produção pela primeira vez em três anos na temporada 2014/15, que começa em 1º de outubro. Segundo Galindo, o déficit pode atingir entre 8 milhões e 10 milhões de sacas, o que seria a maior diferença desde o ciclo 2005/06. "Não há dúvida de que haverá um déficit", disse Galindo, acrescentando que a temporada atual deverá terminar com um pequeno excedente.

Uma forte seca castigou as lavouras brasileiras no começo deste ano, reduzindo o tamanho e a qualidade dos grãos de café. De acordo com produtores, a estiagem deve ter consequências negativas também para a próxima safra.

Companhias como Starbucks e J.M. Smucker elevaram seus preços neste ano com a alta do café no mercado futuro. A perspectiva de oferta apertada pode impulsionar ainda mais os preços futuros e do varejo, segundo analistas.

Fonte: Dow Jones Newswires. (Agência Estado).



 
Fonte: Estadao

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja recua mais de 1% em Chicago com pressão do óleo, clima nos EUA e feriado na China
Mina da Brazil Potash na Amazônia quer bater canadenses e russos no preço
Estoques de milho precisam diminuir no Brasil para preços voltarem a subir
Itesp trabalha pra aumentar a regularização fundiária em São Paulo e aumentar a segurança jurídica do produtor
Setor de máquinas deve cortar perspectiva de crescimento após resultado de março