CNA sabatina candidatos à presidência na manhã desta quarta-feira (6)

Publicado em 06/08/2014 10:13 e atualizado em 06/08/2014 10:58

Os três principais candidatos à Presidência da República estarão hoje na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Eles vão receber, das mãos do Presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior, um documento com os principais entraves e soluções para desenvolvimento do setor agropecuário.

No link abaixo, confira a transmissão AO VIVO do debate no site da CNA:

>> Presidenciáveis na CNA 2014

O Estadão atualiza suas informações minuto a minuto sobre a sabatina

CNA sabatina candidatos à presidência

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil promove nesta quarta-feira, 8, encontros com três dos candidatos à Presidência da República. 
Além do debate, os candidatos vão receber das mãos do Presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior, um documento com os principais entraves e soluções para desenvolvimento do setor agropecuário.

10h55 - "Sou de uma cultura e uma formação política em que a palavra é muito importante. E a palavra que trago hoje é a do diálogo. Para que a sociedade brasileira possa levar ao campo as condições necessárias para um desenvolvimento e políticas publicas que sejam desenvolvidas como políticas de Estado e não partidárias."

10h53 - Para Campos, "a energia renovadora vai garantir a agenda da retomada do crescimento econômico. O Brasil não pode ficar condenado à opção. Vamos ter oportunidade de escolher ao gosto brasileiro. No momento, é pela mudança. Mas qual? A mudança pela divisão? Ou a mudança que permita o dialogo?"

10h51 - Em suas considerações finaios, Campos afirma que "o distanciamento do Brasil real do Brasil oficial é um risco que a democracia brasileria não pode sofrer".

10h48 - "Vejam os presidentes que entregaram o país melhor do que receberam, se eles não tiveram capacidade de dialogar com diferentes esferas." Entre eles, para o canditato, estão Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva. "A primeira vez nos últimos tempos que o país será entregue pior será no dia 1º de janeiro de 2015."

10h46 - "Há uma pressão social, um conceito, um valor, que veio para ficar. Ficam alguns lutando contra os moinhos sem perceber que na sua retaguarda não há ninguém."

10h44 - A terceira pergunta é sobre o posicionamento do candidato em relação ao Novo Código Florestal. "Os dois lados (ambientalistas e agronegócio) estão colocando defeito no projeto de Lei aprovado pelo Congresso Nacional. Vamos buscar a consolidação do cadastro bem feito, que apontem para o objetivo estratégico que todos confessam ter. Vamos cumprir o que está determinado na legislação."

10h42 - Sobre desenvolvimento sustentável, o candidato afirma que é necessário aliar agronegócio e sustentabilidade, campo e cidade. Para Campos, há uma discussão que atrasa o desenvolvimento de uma agenda do futuro. "Para alguns setores, parece que todo trabalho do campo é trabalho escravo, que todo mundo que trabalha no campo está derrubando Mata Atlântica, todo trabalhador rural tem terra recebida de assentamento. Ninguém quer produzir no campo destruindo a natureza, ou cm trabalho escravo."

10h38 - Ao ser questionado sobre a distribuição partidária de ministérios, Campos ressalta que esse é um "padrão vencido."

10h35 - A primeira pergunta é sobre logística e infraestrutura. Campos afirma que é necessário inverstir em hidrovias. "Temos que apostar nos mais diversos modais e defendemos uma governança que conquiste a poupança interna e a externa, para que os recusos sejam focados em estruturas nais quais parcerias público-privadas não funcionam."

10h32 - As perguntas foram enviadas previamente, via assessoria, para os candidatos participantes da sabatina.

10h31 - Campos encerra seu discurso inicial ressaltando que a mesa do brasileiro precisa de "comida mais barata e com mais qualidade".

10h30 - O candidato assume uma disposição em construir um diálogo que olhe par ao futuro. "Não haverá futuro sem desenvolvimento, sem responsabilidade social, sem suistentabilidade."

10h28 - Campos destaca que é preciso olhar para o sistema sistema de ciência e tecnologia, representado principalmente pela Embrapa, principlamente nauilo que tange ao agronégócio.

10h25 - Campos propõe uma ação articulada entre ministérios para alavancar o creccimento de exportações de produtos brasileiros.

10h24 - Ao discutir política comercial, Campos reforça que é fundamental um olhar sobre as relaçoes exteriores apoioado na Constituição. "Não podemos ter uma política externa partidária, mas sim de Estado."

10h21 - Ainda sobre o agronegócio, Campos assegura que há uima dívida do Executivo brasileiro com o cooperativismo brasileiro. "Os cooperados são responsáveis por 40% da produção brasileira. A cumulatividade do pagamento tributário para cooperativas, para Campos, é inadimissível."

10h19 - Sobre políticas de renda para o agronegócio, Campos afirma que são "um toque fundamental para a vida no campo". O candidato reforma que é importante destacar o papel do cooperativismo no Brasil. "O crédito tem que se modernizar e andar casado com o seguro."

10h17 - O candidato assume o compromisso de fortalecer o Ministério da Agricultura e "tirá-lo do balcão político e dos partidos e colocá-lo nas mãos de quem está a altura do que precisamos fazer". Para Campos, "ao olhar para Brasília, é preciso enxergar um ministro que possa representar com altivez um diálogo tão imopirtante e uma agenda tão estratégica".

10h15 - Campos defende que é preciso transformar o Brasil na maior potência de bioeconomia do mundo. "Para isso, diálogo, respeito, capacidade de entendimento são fundamentais."

10h11 - "Nesses 40 anos duros para a economia brasileira, o agronegócio fez uma aliança estratégica e ficou mais global que outros setores. Fez com que muitas inovações chegassem. Aprendeu, ensinou, inovou. E hoje é responsável por 23% do  PIB, 42% das exportações, 26% do emprego."

10h10 - "Falar de produtividade é fácil. Temos que fazer dessa causa a causa de todos os brasileiros."

10h07 - "O pradão político brasileiro é um software que não roda mais em função das demandas brasileiras."

10h06 - "É hora de unir o Brasil e olhar para a energia renovadora que se expressa nas ruas e na sociedade", afirma Campos. Para o candidato, é preciso assumir três compromissos: uma  nova governança política que sustente um nomo modelo de gestão, resgate de confiança de agentes nacionais e internacionais e a produtividade como única saída para expansão em longo prazo.

10h04 - Campos relaciona o baixo crescimento econômico e a alta inflação ao período que começa na crise global de 2008. "Esse cenário tem siso atenuado pelo agronegócio brasileiro."

10h01 - O candidato Eduardo Campos tem 30 minutos para fazer um pronunciamento inicial.

09h58 - O Presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior, faz suas considerações iniciais antes do debate.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA + Estadão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário