Beto Albuquerque, vice de Marina, mantém as posições do agronegócio

Publicado em 23/09/2014 21:58 e atualizado em 24/09/2014 21:21
Código Florestal, desmatamento, índice de produtividade - questões polêmicas nas quais Marina se compromete a seguir as posições do agronegócio brasileiro.

Representantes do agronegócio e de outros setores da economia paranaense participaram de um café da manhã, em Curitiba, na manhã desta terça-feira (23/9), com o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), candidato à vice-presidente na chapa de Marina Silva (PSB). 

Líder de seu partido na Câmara e com fácil trânsito no meio empresarial, Beto Albuquerque vem buscando contatos com lideranças econômicas nos Estado esclarecendo as principais questões do programa da candidata do PSB. Ele não poupou a presidente Dilma Rousseff.

“A Marina não é candidata a gerente do Brasil. A última escolha de uma gerente pro Brasil não deu certo. Ela (Dilma) tem sido gerente à moda antiga,  toma decisões monocráticas, não reúne setor nenhum, manda fazer, reúne os ministérios coletivamente para que ouçam suas ordem e não contribuem com as discussões”.

Segundo ele, o Brasil vive um momento de paralisia econômica. “Hoje a crise econômica mundial está recebendo a culpa, em 2008 a crise era uma marolinha.  Aonde aconteceu a marolinha,  o mundo já voltou a crescer a índices superiores a 4% e aqui aonde a marolinha não fazia nem cócegas, como dizia o governo de plantão, hoje estamos crescendo a metade dos países da América Latina”.

O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, enumerou pontos do programa que preocupam o agronegócio. “Levando em conta o debate nacional destas eleições, entendemos que nossas indagações servirão para eliminar dúvidas dos nossos produtores”, disse Ágide.

As questões - 

- Índice de Produtividade: 

“Em vez de se falar em índices de produtividade, Ágide defendeu que o ideal seria o governo dar assistência aos assentados, com vocação para o cultivo da terra”. Ágide Meneguette

Beto Albuquerque – “Esses índices foram estabelecidos em 1980 visando obter áreas rurais para a reforma agrária e não existe razão para continuar existindo. Estamos dialogando com a agricultura.  Precisamos acompanhar a produtividade para premiar a agricultura. O Brasil está à frente na produção mundial. O Sul iniciou a cultura do plantio direto como pioneirismo de sustentabilidade. Devemos premiar a produtividade com crédito, com financiamento, acesso a inovação. Somos um pais que no curto prazo tornou-se um player de produção e fornecimento de alimentos do mundo . Hoje a reforma agrária é mais barata se adquirir a área. Os conflitos de demarcações só existe porque o governo Dilma foi omisso. Ao governo cabe cumprir a lei e gasta tempo demais para cumprir acordos”.

 

- Terceirização de atividades fins 

“Uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho considerou ilegal a contratação de terceirizados (mão de obra ou empresas) para atividades fins. Na agricultura, tal proibição é absurda”. Ágide

Beto Albuquerque – “Quem mais terceiriza é o governo. A Atividade meio pode ser terceirizada. Precisamos debater bem esse assunto, com segurança jurídica para o trabalhador. O que não podemos é ter medo de debater o assunto”.

 

Código Florestal:

Para nós, essa questão do Código Florestal está resolvida,  razão pela qual esperamos que, se eleita, a candidato Marina Silva também o considere como tal e não haja tentativa de mudá-lo”. Ágide

Beto Albuquerque: “A Marina é uma líder de opinião, mas sendo vencida, aceita o que foi decidido. Não vamos mexer no Código Florestal. Vamos olhar para a frente, o que o Congresso decidiu, está decidido. O desmatamento que temos que nos preocupar  é o ilegal”.

 

Infraestrutura: 

“Dentro da porteira a produção agrícola bate recordes em todas as safras. O problema ocorre fora da porteira: faltam armazéns, as rodovias já não comportam o tráfego, a construção e a modernização de ferrovias está atrasada. Os portos estão sucateados.” Ágide

 Beto Albuquerque - Os três estados do sul passam por dificuldades, mas não podemos esperar o governo federal, como ocorreu com a ferrovia Norte-Sul que até hoje não saiu do papel. Para garantir infraestrutura e logística vamos buscar concessões e PPPs com financiamentos não só com o BNJDES, mas devemos buscar também no exterior.

 

MAPA

“Há a necessidade de fortalecer o Ministério da Agricultura, ao invés de manter quatro ministérios cuidando da mesma coisa”. Ágide

Beto Albuquerque – “Vamos fortalecer os dois ministérios (Agricultura e do Desenvolvimento Agrário) porque hoje quem manda são três meninos da Casa Civil.  Vamos fortalecer o MAPA colocando na Agricultura Familiar e no Agronegócio quem conhece do riscado. Colocar amador não é receita para definir a politica com a sociedade. Creio e ouso afirmar que não houve uma reunião sequer entre a presidente da republica e o ministro da agricultura em separado para discutir politicas publicas, avanços ou melhorias nesse setor”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
FAEP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário