Blog de Ricardo Noblat (O Globo): Na abertura da campanha no segundo turno, Aécio vence Dilma por 7 x 1

Publicado em 09/10/2014 22:01 e atualizado em 10/10/2014 06:25
Blog do Noblat (O Globo)

POLÍTICA

Na abertura da campanha no segundo turno, Aécio vence Dilma por 7 x 1

09.10.2014 04:58

Dilma Rousseff e Aécio Neves (Foto: Montagem Blog do Noblat)Dilma Rousseff e Aécio Neves (Imagem: Montagem Blog do Noblat)

 

Ricardo Noblat

Onde Dilma começou melhor do que Aécio a campanha do segundo turno da eleição presidencial deste ano?

Na Paraíba, talvez., com o apoio do candidato do PSB ao governo. Mesmo assim se ele derrotar Cássio Cunha Lima, candidato do PSDB ao governo.

Aécio deu uma goleada de 7 a 1 em Dilma.

Ganhou o apoio de Eduardo Jorge, candidato do PV a presidente. E do PV.

Do pastor Everaldo, e do PSC.

Do PSB de Marina. E da própria Marina que anunciará, hoje, seu apoio a Aécio.

Da parte sadia do PMDB – Jarbas Vasconcelos (PE), Pedro Simon (RS) e o candidato do PMDB ao governo, favorito para vencer o segundo turno, José Ivo Sartori.

E da parte boa do PDT – Cristovam Buarque (DF), José Reguffe (DF) e Pedro Taques, eleito governador do Mato Grosso.

Luciana Genro imaginou levar o PSOL para o lado de Dilma. O PSOL preferiu se manter neutro.

No dia em que tudo isso aconteceu, Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, contou à Justiça do Paraná que o esquema de corrupção da empresa financiou campanhas do PT, PMDB e PP.

E a ex-contadora do doleiro Alberto Yousseff, também preso, revelou à CPI da Petrobras que o PT repassou repassou dinheiro para Enivaldo Quadrado pagar a multa imposta pelo Supremo Tribunal Federal na condenação do esquema do mensalão.

Dono da corretora Bônus-Banval, Quadrado foi condenado por lavagem de dinheiro.

Está bom ou quer mais?

Dilma e Aécio baterão de frente na próxima terça-feira durante o primeiro debate entre os presidenciáveis promovido pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Mais um escândalo abala a República e, como no caso do mensalão, Lula de nada sabia. Nem Dilma

É possível que Paulo Roberto e Yousseff tenham mentido à Justiça. Provável, porém, não é.

10.10.2014 04:50

Ricardo Noblat

No caso do mensalão, nenhum dos acusados disse à Justiça que Lula sabia da existência do esquema de pagamento de propinas a deputados federais para que votassem no Congresso como o governo mandava.

Com o processo adiantado, e tendo perdido a esperança de ser salvo pelo PT, o ex-publicitário Marcos Valério, um dos operadores do mensalão, afirmou que Lula sabia, sim, da existência do esquema.

Mas já era tarde. De resto, Valério não apresentou sequer indícios convincentes para sustentar o que dizia. A Justiça também não se mostrou interessada em investigar a participação de Lula no escândalo.

No caso da roubalheira na Petrobras para financiar políticos e partidos, Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da empresa, e o doleiro Alberto Youssef revelaram indiretamente que Lula sabia de tudo. Ou de quase tudo.

Lula cedeu à pressão de políticos para entregar-lhes diretorias da Petrobras, segundo Paulo Roberto. Foi assim que ele, por indicação do PP, acabou na diretoria de Abastecimento. Lula chamava Paulo Roberto de Paulinho.

Algum ingênuo poderá alegar que Lula jamais imaginou que Paulo Roberto ou qualquer outro diretor patrocinado por partidos teria como uma de suas missões roubar e deixar que roubassem. Santa ingenuidade.

O que ambiciona um partido ao emplacar um ocupante de cargo na administração pública? Conseguir por meio de ele colaborar com o presidente da República? Provar que dispõe de bons quadrados? Empregar alguém?

Na melhor das hipóteses, na mais sadia das hipóteses, contar com alguém no governo para arrancar de fornecedores doações capazes de fazer face a despesas de campanhas. O famoso Caixa 2.

É possível que Paulo Roberto e Yousseff tenham mentido à Justiça. Provável, porém, não é. Os dois querem escapar de condenações pesadas. Sabem que se mentirem, a delação premiada irá para o buraco. Não são suicidas.

Quanto a Lula... Preferiu não comentar nada. Apenas se disse de “saco cheio” com esse tipo de denúncia. Compreensível. Entra eleição, sai eleição, e o PT permanece na berlinda mergulhado em lama.

Quanto a Dilma... Ela não sabe de nada. Ela nunca soube de nada. Como gestora, a se acreditar em Lula, sempre foi uma gestora exemplar. Nem por isso bem informada sobre o que acontecia ao seu redor.

A presidente Dilma Rousseff conversa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Fernando Bizerra Jr. / EFE)A presidente Dilma Rousseff conversa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Imagem: Fernando Bizerra Jr. / EFE)

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog do Noblat (O Globo)

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário