Caravana Soja Brasil desembarca em Guarapuava com João Batista Olivi

Publicado em 17/10/2014 15:09
Projeto passará por cinco municípios entre 20 e 24 de outubro, promovendo palestras técnicas e encontros de agricultores

O Projeto Soja Brasil estará em Guarapuava na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, no Sindicato Rural. A terceira edição da caravana passará por cinco cidades consideradas polos de produção de soja para levar conhecimento e capacitação. O veículo equipado com sala de vídeos terá palestras de profissionais ligados à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outros especialistas.

O evento conta com realização do Canal Rural, da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil) e da Associação dos Produtores de Soja do Paraná (Aprosoja/PR). Os jornalistas João Batista Olivi e Kellen Severo apresentam os encontros. Em Guarapuava, o evento está sendo preparado pelo Sindicato Rural, com o patrocínio e apoio de diversas cooperativas e empresas parceiras da entidade.

Além de Guarapuava, a caravana passará por Londrina (20 de outubro), Maringá (21 de outubro), Mangueirinha (23 de outubro) e Guaíra (24 de outubro).

A programação começa às 16h, na carreta do Canal Rural, que estará no pátio do Sindicato Rural, com Kellen Severo conversando com Áureo Lantmann, consultor do Projeto Soja Brasil, e Amélio Dall'Agnol, pesquisador da Embrapa, sobre o agronegócio da soja no Brasil e no mundo. Às 19 horas, os agricultores participarão de encontros sobre temas da atualidade, no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava.

“Nesta etapa, o projeto contará com instituições e autoridades para debater e trazer informações sobre assuntos que estão em evidência como a questão indígena e o controle de pragas. Além disso, o evento promoverá o contato e a troca de experiência entre produtores e pesquisadores, possibilitando esclarecimentos e a aproximação de ambas as partes”, comenta José Sismeiro, presidente da Aprosoja-PR.

Sismeiro realizará as palestras de abertura dos encontros, que começam às 19h em Londrina, Maringá, Guarapuava e Guaíra e, às 18h, em Mangueirinha.

Esses eventos contarão também com apresentações sobre mercado, logística, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o trabalho da Frente Parlamentar da Agropecuária, além de palestras técnicas de patrocinadores do Soja Brasil.

Áureo Lantmann fará um balanço do projeto, que está em sua terceira edição, e tem coordenação técnica da Embrapa e consultoria de Safras & Mercado. O patrocínio é de Basf e Mitsubishi Motors, e o apoio, de Yara Brasil Fertilizantes.

Fonte: Sind. Rural de Guarapuava

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril