Índice de Confiança dos agricultores tem queda histórica

Publicado em 05/11/2014 07:34 81 exibições
De acordo com índice, elaborado pelo AgroFEA Ribeirão Preto da USP, cenário é marcado por queda nos preços de venda da safra, economia externa fraca, falta de chuvas e queda na produção

O Índice de Confiança do Produtor Rural e o Índice de Confiança do Produtor de Soja (ICPRural e IPCSoja) referentes a outubro, elaborados pelo AgroFEA Ribeirão da USP, apresentaram queda em comparação aos índices divulgados nos mesmo período de 2013 e 2012. Os índices ficaram em 60,3 e 60,7 pontos, respectivamente. Em relação a outubro do ano passado, as quedas foram de 33% e 47% e seguem abaixo do nível de confiança que é de 100 pontos.

O Relatório Executivo mostra que todos os subíndices que compõem tanto o ICPRural quanto o IPCSoja sofreram queda significativa em comparação com os períodos anteriores. No ICPRural, o subíndice Preço, que mede a expectativa dos produtores com relação aos preços de venda, teve a maior queda e fechou a rodada com baixa de 22% em comparação com julho, marcando 47,4 pontos. No ICPSoja a queda foi ainda mais brusca, com baixa de 42% fechando com 35,2 pontos. A retomada da produção americana de soja foi apontada, pelos agricultores como principal fator para queda na confiança neste sub-índice.

Leia a notícia na íntegra no site Agora MS

Tags:
Fonte:
Agora MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário