Petróleo Brent tem mínima de 5 anos; investidores procuram piso após Opep

Publicado em 01/12/2014 08:38

(Por Ron Bousso e Ahmed Aboulenein)

O petróleo Brent caiu mais de 2 dólares por barril nesta segunda-feira, para uma mínima de cinco anos abaixo de 68 dólares, com os investidores procurando um piso da cotação após a decisão da semana passada da Opep de não cortar a produção.

Os contratos futuros do petróleo Brent e dos EUA registram perdas por cinco meses seguidos, a mais longa série mensal de declínio do petróleo desde a crise financeira de 2008.

"O mercado ainda está muito no modo de pânico", disse Amrita Sen, o analista chefe de petróleo da Energy Aspects. "Assim que acabar o pânico, os preços do Brent provavelmente vão se estabilizar em torno de 65-80 dólares o barril no curto prazo."

A Arábia Saudita, o membro mais influente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, bloqueou na semana passada a intenção de alguns membros do cartel de cortar a produção em resposta ao enorme excesso de oferta nos mercados mundiais.

O Brent atingiu uma mínima de 67,53 dólares por barril mais cedo, o menor valor desde outubro de 2009. Por volta das 9h20 (horário de Brasília), operava em queda de mais de 0,74 por cento, 69,62 dólares.

O petróleo nos EUA caía no mesmo horário 0,8 por cento, a 65,64 dólares, após mínima de 63,72 dólares, o menor nível desde julho de 2009.

O petróleo recuou mais de 12 por cento após a decisão da Opep da última quinta-feira.

"O mercado ainda está em busca de um novo equilíbrio abaixo de 70 (dólares o barril), o que é um pouco surpreendente, uma vez que, com os preços atuais, grande parte da produção de óleo de xisto dos EUA, ou parte dela, não será lucrativa", disse o analista do Commerzbank Eugen Weinberg, apontando para o potencial impacto sobre o investimento em óleo de xisto nos Estados Unidos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortos por chuvas no RS sobe para 95; ainda há 131 desaparecidos
Senado aprova projeto de calamidade no RS que facilita repasses federais ao Estado
FPA propõe medidas emergenciais para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul
Soja e milho e café arabica tem ajuste positivo no mercado. Dólar cai antes dos juros no Brasil
Ibovespa fecha em alta com balanços; Itaú sobe 2%