Dirigentes da Faeg aprovam contas e balanço

Publicado em 17/12/2014 11:39 e atualizado em 17/12/2014 16:08

Diretores, produtores e presidentes de Sindicatos Rurais se reuniram, na tarde desta terça-feira (16) durante o Encontro de Líderes Empreendedores Rurais 2014. A reunião, realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) foi comandada pelo presidente José Mário Schreiner e teve como objetivo a aprovação das contas da federação e da previsão orçamentária para 2015. Além disso, foram apresentados os principais números e trabalhos desenvolvidos pelo corpo técnico e diretoria da Faeg ao longo de 2014.

A mesa diretiva foi composta ainda pelos vice-presidentes administrativo e institucional Eurípedes Bassamurfo e Bartolomeu Braz respectivamente; presidente do Conselho Fiscal Rômulo Pereira da Costa; 2º vice-presidente institucional Wanderley Rodrigues; suplente da diretoria Vanderlan Moura e o superintendente da Faeg, Claudinei Rigonatto. No fim, após as contas aprovadas, José Mário começou a expor alguns dos temas mais discutidos ao longo do ano que se encerra.

Emplacamento de máquinas
José Mário falou sobre a emenda à Medida Provisória 656/2014, proposta pelo deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS) que sugere um registro único e cadastro específico de máquinas agrícolas. Para o presidente da Faeg, o emplacamento proporciona segurança aos produtores, mas o cadastro específico seria positivo pelo fato de não onerar com IPVA a ser pago anualmente.

Vazio da soja 
O encontro também tratou da Instrução Normativa do Vazio Sanitário da Soja. “Estávamos tendo safrinha de soja, inclusive com uso de pivôs e a ferrugem asiática se alastrando. Em 2014 tivemos prejuízos imensos e não podemos deixar que isso se repita em 2015. A Aprosoja Goiás e a Comissão da Faeg tiveram inúmeras reuniões ao longo do ano a fim de sanar este problema”, completou.

Vice-presidente institucional da Faeg e presidente da Aprosoja Goiás completou dizendo que os produtores precisam zonear a ferrugem levando em consideração as datas diferentes de vazios sanitários do país.

Corpo técnico
Bartolomeu também apresentou alguns dados sobre o trabalho desenvolvido pelos técnicos da federação que hoje participam de 110 comissões, grupos de representatividade dentro e fora da casa. Gerenciando 16 comissões setoriais, os técnicos participaram de 790 reuniões no ano de 2014, uma média de 131 por pessoa e três por dia.

“Participamos da entrega de 100 viaturas de patrulhamento rural; seguramos 68% da cana dos fornecedores de Goiás; Auxiliamos no cadastro dos irrigantes junto à Seagro; formamos uma comissão de equideocultura e nosso presidente se tornou membro da comissão da CNA; atuamos de forma significativa nas pecuárias de corte, leite, na silvicultura, fruticultura e suinocultura. É um pouco tempo para falar tudo, mas estão convidados a participar e conhecer mais sobre as comissões que nos auxiliam de forma magnífica”, completou o vice-presidente.

Cadastro Ambiental Rural 
Jordana Sara, técnica para a área de Meio Ambiente falou um pouco sobre o CAR aos presentes, a convite de Bartolomeu. Ao longo de 2013 ela participou da capacitação de 4.200 técnicos, com apoio do Senar Goiás. Ela alertou para a importância de um bom técnico fazer o Cadastro, incluindo visita à propriedade. Produtores aproveitaram para tirar dúvidas e ela se disponibilizou a visitar ainda mais municípios levando informações a produtores e técnicos da região.

Impulsionando os jovens
José Mário também recordou o Agrojovem, realizado neste mês pela Faeg e Senar em parceria com outras instituições. O presidente também citou o CNA Jovem que ocorreu no último final de semana em Pirenópolis e mobilizou jovens de todo o estado. “Precisamos incentivar estes jovens. Eles voltam para casa cheio de sonhos e ajudam pai, mãe, avós. O encontro em Anápolis foi uma maravilha. Atuamos com o Agrinho, Pronatec, Ensino à Distância e lançamos recentemente o Rede e-Tec e para 20 vagas, tivemos 160 inscritos. Precisamos valorizar isso”, concluiu.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Faeg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário