FAO afirma que agricultura familiar continuará como prioridade em 2015

Publicado em 02/01/2015 09:31

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, afirmou que o Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 teve um profundo impacto na América Latina e no Caribe. Em comunicado, a agência da ONU informou que o setor vai continuar sendo prioridade da agenda regional no próximo ano.

Fundamental

Segundo a FAO, "é fundamental que os governos da região aproveitem o avanço global na agricultura familiar para continuar reforçando o progresso dos milhões de homens e mulheres que trabalham no setor".

A agência declarou que a agricultura familiar é a chave para a erradicação da fome por toda a área graças à produção de alimentos, à geração de empregos e ao desenvolvimento rural sustentável.

A iniciativa da FAO está ajudando a impulsionar o desenvolvimento sustentável das áreas rurais. Isso é feito através do fortalecimento das capacidades institucionais e das associações de agricultores.

Sucesso

Além disso, a organização trabalha com os governos para promover o acesso a recursos naturais e de produção, assim como os serviços de assistência técnica e de novos mercados.

A agência da ONU cita alguns exemplos de sucesso na região. A Colômbia reformulou o Programa de Agricultura Familiar com um orçamento de quase US$ 300 milhões.

Já a Argentina criou a Secretaria de Estado para Agricultura Familiar e também um Conselho sobre o assunto. A FAO mencionou avanços ainda no Peru, na Bolívia, no Paraguai e no Uruguai.

Houve progresso também no México, na Nicarágua e em Honduras, onde o governo criou a Estratégia Nacional de Agricultura Familiar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Rádio ONU

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário