Produtores do Noroeste gaúcho recebem vistoria de conformidade de produção orgânica

Publicado em 05/01/2015 13:49

Um novo roteiro de visitas para a avaliação da conformidade de produção orgânica começa nesta terça-feira (06/01) em Porto Xavier, no Noroeste gaúcho. Uma amostra de 15 produtores que se dedicam à produção sem o uso de agroquímicos e protegida de lavouras convencionais deve ser visitada por integrantes da Rede Ecovida de Agroecologia, que fará a vistoria para a renovação do certificado de conformidade orgânica de seus produtos.  

O roteiro de visitas inicia em propriedades de integrantes do Grupo Agroecológico Renovação, de Porto Xavier. A primeira a ser visitada é a de Ramão e Dalva Cerri, produtores de cana-de-açúcar e proprietários de uma agroindústria de açúcar mascavo. Logo depois, técnicos e produtores, no papel de revisores, visitam a propriedade da família de Evandro Klein, que produz hortaliças e bergamota em agrofloresta. O roteiro desta terça-feira encerra na propriedade de Lisiane Schneiders, onde será avaliada a produção orgânica de banana em sistema agroflorestal.

As visitas seguem no dia 13 de janeiro, com revisão de produtos de Solange da Silva, Rosane de Oliveira e Valter Eich, todos integrantes do Grupo Natureza Limpa, de Santa Rosa. No dia 15 de janeiro, o roteiro segue em Santo Cristo e Alecrim com visitas às propriedades de Gilberto Junges, Delci Krein e Gládis Hippler, do Grupo Viva Bem.

Produtores do Grupo Ecoden serão visitados no dia 20 de janeiro, com itinerário que passa por Dezesseis de Novembro, na propriedade de César Dias; em Bossoroca, na produção de hortaliças de Tabajara Peronio; e em São Luiz Gonzaga, na propriedade da família de Alberi dos Santos. Já Renê dos Passos, de Cândido Godói, e Roque Steinmetz, de Campina das Missões, ambos do Grupo Integração, receberão a comitiva de técnicos e produtores no dia 22 de janeiro. O roteiro encerra no dia 27 de janeiro, com visita a Luís Cesar Rigo e Noli Backes, do Grupo Pioneiros do Porto, de Porto Vera Cruz.

Nas propriedades visitadas são conferidos os critérios que revelam se os produtos vistoriados seguem adequados à legislação para fins de emissão de certificado e selo de produto orgânico, de acordo com a Instrução Normativa nº 46, de 6 de outubro de 2011, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O processo de certificação orgânica nas regiões Fronteira Noroeste e Missões foi desencadeado em 2014, quando foram realizadas vistorias e avaliações de todas as propriedades, culminando na entrega do certificado de conformidade orgânica a mais de 30 agricultores familiares da região. “Quem ganha com isso é o produtor, que tem mais qualidade de vida, e as famílias de consumidores, que tem a garantia de estar consumindo alimentos saudáveis”, destaca o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar em Produção Vegetal, Gilmar Francisco Vione. O engenheiro agrônomo também explica que, como o certificado de conformidade orgânica tem validade de um ano, as visitas em janeiro de 2015 tem também o objetivo de renovar os certificados, sendo feitas por amostragens nos grupos, não sendo necessárias visitas a todas as propriedades.

São parceiros no processo de estímulo à produção e certificação orgânica, a Rede Ecovida de Agroecologia, Emater/RS-Ascar, Agência Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa (Arede) e Central de Cooperativas Unicooper e REMAF. Após as visitas, os vistoriadores e entidades parceiras reúnem-se em fevereiro para avaliação da adequação das propriedades aos critérios de conformidade orgânica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário