Guaíra/PR: Agricultor é preso ao trafegar com colheitadeira na BR-163

Publicado em 28/01/2015 12:22

Um agricultor foi preso na segunda-feira (26) pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Guaíra na BR-163, próximo a Maracajú dos Gaúchos. Marcos Campos, proprietário de áreas agrícolas na região, foi chamado pelo funcionário, Fernando Campos, para decidir o que poderia ser feito, após abordagem da PRF no deslocamento da colheitadeira para outra área com soja. Ao chegar, o agricultor alega que foi impedido a seguir com a máquina e foi preso.

Renata Rossett, esposa do trabalhador rural, disse que não havia como levar a máquina de outra forma. “Como vários outros agricultores, temos terras dos dois lados da pista e fica totalmente inviável financeiramente solicitarmos que uma prancha, de Marechal Cândido Rondon, venha para cá só para atravessar o maquinário”.

A mulher conta que os policiais faziam ronda e ao verem seu marido, que já estaria na estrada de chão, fizeram a volta e chegaram dando voz de prisão. “Eles não quiseram nem conversar, não deram uma advertência ou uma multa sequer. Meu marido ligou para meu cunhado, que é o dono da colheitadeira informando que a polícia ia prender o maquinário e então ele foi até lá”.

Quando o proprietário chegou, o policial disse que iria apreender a máquina. “Aí o policial disse que se ele subisse seria preso. Foi uma humilhação. Os dois estavam apenas fazendo o serviço deles, não tiveram a chance nem de conversar”.

(...)

NEGATIVA

PRF diz que prisão foi por desacato

Em relação a prisão, a assessoria de imprensa da PRF de Curitiba informou que o homem foi preso por desobediência e desacato.

Conforme o responsável pela PRF de Guaíra, Higor Braga, houve uma violação de uma norma de trânsito. “A equipe fazia rondas e avistou o agricultor transitando com o implemento agrícola, que ocupava duas faixas da rodovia, e foi feita escolta até a estrada rural mais próxima”.

Segundo Higor, o homem obedeceu prontamente, e enquanto os policiais faziam o procedimento administrativo, solicitando a documentação necessária, um irmão do agricultor chegou no local bastante exaltado. “Ele desacatou os policiais, disse que a colheitadeira seguiria até o destino, proferiu palavras de baixo calão e, no momento em que foi dada voz de prisão, ele acabou agredindo fisicamente o policial, que acabou algemando-o”.

Leia a notícia na íntegra no site Portal Guaíra

Fonte: Portal Guaíra

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ABAG lança na 29ª Agrishow cartilha que apresenta estratégias para melhorar conectividade em áreas rurais
Plataforma digital encurta prazo para produtor recebet crédito rural
Segunda safra de milho em MT se desenvolve bem, mas confirma área menor; atenção à cigarrinha permanece
Evento Pré-Agrishow reúne lideranças políticas e do agro em Ribeirão Preto
Cargill vê 2º semestre movimentado na exportação de grãos do Brasil após lucro recorde