Comissão entregará sugestões ao governo para resguardar fungicidas

Publicado em 30/01/2015 07:21

Diante da preocupação com a perda de eficiência de fungicidas para o combate dos fungos que causam a Ferrugem Asiática em lavouras de soja no Brasil, a Comissão de Defesa Sanitária Vegetal de Mato Grosso realizou reunião no dia 27, em Cuiabá (MT). A finalidade foi construir um documento com sugestões baseadas em constatações de técnicos e pesquisadores sobre a necessidade de preservação dos fungicidas que já existem e apresentá-lo ao governo do estado, demonstrando a preocupação com o cultivo de soja sobre soja ou "soja safrinha". A ata da reunião está sendo elaborada e ainda não foi entregue ao governo para análise.

Para a ocasião, foram convocados representantes de instituições de pesquisa, do Ministério da Agricultura, de associações que representam os produtores rurais e produtores de sementes. Foram convidados para a discussão o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Guilherme Nolasco, e o secretário adjunto de agricultura, Alexandre Possebon.

A pesquisadora da Embrapa Soja, Cláudia Godoy, explica que quando se faz um número elevado de aplicações no cultivo de soja sobre soja, começa-se a safra fazendo de duas a quatro aplicações, partindo para uma situação de seis a oito aplicações. O fungo, então, migra de uma área para outra e esse alto número de aplicações favorece a pressão de seleção para resistência. “Então toda a discussão é em função desse aumento do aparecimento de isolados resistentes, em função do excesso de aplicações que são feitas nessa soja, e na soja subsequente também”, diz.

Leia a notícia na íntegra no site do G1 MT - Agrodebate

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 MT - Agrodebate

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário