Fusão ALL-Rumo: ABIOVE prevê criação de um monopólio privado com consequências negativas para o agronegócio

Publicado em 09/02/2015 13:32
No próximo dia 11, o CADE deve julgar o processo de fusão. Se esta for aprovada, dará ao grupo Cosan monopólio na logística de exportação pelo porto de Santos, o que prejudicará o produtor rural e a economia do País.

São Paulo, 09 de fevereiro de 2015 – A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e suas associadas, usuárias do sistema de transportes pelo qual são escoados soja, farelo e milho, alertam para as consequências perversas para a concorrência de uma eventual fusão da America Latina Logística (ALL) com a Rumo Logística, do grupo Cosan.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) deverá julgar o ato de concentração nesta quarta-feira, 11. A principal preocupação da Abiove é com a possibilidade de fortalecimento de um monopólio privado a partir de bens públicos, pois compreenderá o controle total sobre malhas ferroviárias concedidas (Norte, Paulista, Oeste e Sul) e interesse econômico sobre 45% da capacidade de embarque dos terminais portuários em Santos, sob propriedade total ou parcial da ALL e da Rumo.

A nova companhia, fruto da fusão, possuirá informações integradas sobre movimentação de mercadorias, agendamento de navios, preços na origem e no destino, embarques dos usuários da ferrovia e do porto, entre outras. Isso lhe permitirá direcionar as cargas de forma a maximizar o uso de seus próprios terminais portuários. Ou seja, não haverá isonomia no tratamento dos usuários, o que configura clara distorção das funções do bem público concessionado.

De acordo com o presidente da Abiove, Carlo Lovatelli, “a concentração de poder nas mãos de um grupo econômico, mediante combinação do comando da ferrovia e de parcela expressiva dos armazéns portuários, ampliará significativamente os incentivos econômicos para a discriminação de usuários e prejudicará toda a economia brasileira, do produtor rural à balança comercial”. Em 2014, as exportações do complexo soja somaram US$ 31,4 bilhões e as de milho, US$ 4,1 bilhões, um total equivalente a 15,8% das vendas externas do País.

Outro aspecto nefasto de uma eventual fusão ALL-Rumo é que a Rumo condiciona investimentos à prorrogação antecipada da concessão por mais 25 anos a partir do vencimento da atual (2023). “O futuro do agronegócio ficará comprometido por mais 33 anos, se os remédios solicitados pela Abiove não forem aplicados pelo CADE. O agronegócio ficará à mercê de uma empresa com um poder de mercado incalculável”, destaca Lovatelli.

Demandas da Abiove e associadas – para que a fusão não resulte em deterioração da logística do País, o setor considera imprescindíveis a venda de terminais portuários do grupo Cosan Logística (Rumo e ALL) para terceiros e a proibição de participação em novas licitações de terminais portuários na área de influência da ALL.

A Abiove entende que somente remédios estruturais serão capazes de garantir condições de concorrência com eficácia, pois os remédios comportamentais são apenas complementares e insuficientes, como é o caso do monitoramento pelo CADE de discriminação de usuários. Além disso, o monitoramento tende a ser ineficiente, também, porque a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não terá instrumentos adequados para fiscalizar, como comprova o histórico negativo da ALL desde a criação da agência reguladora.

Outra demanda da Abiove contra o enorme poder de mercado da nova empresa é a criação de instrumentos que permitam a efetiva participação de Operadores Ferroviários Independentes (OFI) na malha da ALL. Isso permitirá competição nas malhas da empresa e criará condições para redução de tarifas e melhoria da qualidade dos serviços.

Fonte: Abiove

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo Presidente da Abramilho acredita em retomada de área e produção nos próximos anos
Secretário do Tesouro vê receitas fortes, mas alerta para alta em gasto previdenciário e benefício social
ABAG lança na 29ª Agrishow cartilha que apresenta estratégias para melhorar conectividade em áreas rurais
Plataforma digital encurta prazo para produtor recebet crédito rural
Segunda safra de milho em MT se desenvolve bem, mas confirma área menor; atenção à cigarrinha permanece