Protesto de caminhoneiros paralisa produção de 2 fábricas da BRF no Paraná

Publicado em 23/02/2015 20:59
Reuters

 Duas fábricas da empresa de alimentos BRF <BRFS3.SA>, em Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, no Paraná, interromperam o processamento de aves por falta de matéria-prima, devido aos protestos de caminhoneiros que atingem o Estado, informou a empresa nesta segunda-feira em nota.

A BRF, uma das maiores exportadoras de alimentos do Brasil, indicou que os protestos em rodovias, que ocorrem também em outros Estados brasileiros, podem trazer sérios problemas para a extensa cadeia de produção que movimenta praticamente todo o ciclo agropecuário, começando pela compra e transporte de grãos para fabricação de ração animal, industrialização e distribuição de alimentos.

Mais cedo, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, disse à Reuters que as manifestações estão causando prejuízos à indústria produtora e exportadora de carne suína e de aves, reduzindo abates de animais e ameaçando as exportações do país.[nL1N0VX1JZ]

A BRF disse que "vem fazendo todos os esforços para a continuidade do seu ciclo produtivo, evitando a mortandade de animais nos campos e nos caminhões devido à falta de grãos, bem como a perda de certificações sanitárias e a consequente queda nas exportações, e garantindo o abastecimento de alimentos".

A companhia, maior produtora de carne de aves e suínos do Brasil, acrescentou que bloquear o escoamento dos produtos finais pode provocar o estrangulamento da cadeia produtiva, trazendo prejuízos.

Os protestos são promovidos contra os baixos preços de frete e os custos com combustíveis, prejudicando o transporte de cargas e o escoamento de produtos do agronegócio em diversos Estados brasileiros nesta segunda-feira.[nL1N0VX158]

A Petrobras elevou ao final do ano passado os preços do diesel na refinaria, e posteriormente o governo federal reimplementou alguns tributos incidentes sobre os combustíveis, como a Cide, com impacto no valor da bomba. (Por Roberto Samora).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário