Programa de qualidade do cacau paraense prevê ações que vão do produtor até a indústria

Publicado em 19/03/2015 08:10
16 exibições

O programa estadual de melhoria da qualidade do cacau trabalhará com cinco projetos prioritários para serem desenvolvidos ao longo dos próximos anos. Os projetos, definido pelo grupo de trabalho da cacauicultura formado por técnicos  da Secretaria de Estado de Produção Agropecuária e da Pesca (Sedap), junto com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), contemplam desde ações voltadas para os produtores, destinadas a melhorar a qualidade da amêndoa paraense, até a divulgação do produto paraense em eventos nacionais e internacionais.

O projeto de melhoria da qualidade do cacau paraense vai atuar diretamente nas áreas de lavoura, prestando assistência técnica especializada de forma a elevar a qualidade do produto. “Nossa meta é fazer com que os agricultores produzam cacau do tipo 1, destinado à exportação”, explica o diretor de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Local da Sedap, Luiz Pinto.

Outro projeto prioritário é o de capacitação à produção de chocolates finos, onde a expectativa é trazer para o Pará cursos modulares para formação na área de chocolataria gourmet. O apoio à verticalização local da produção será dado pelo projeto de agroindustrialização do cacau, onde serão estabelecidos atrativos para a implantação de indústrias de diferentes portes no Estado.

Leia o conteúdo na integra no site Mercado do Cacau.

Tags:
Fonte: Mercado do Cacau

Nenhum comentário