Brasil deve atender demanda mundial por alimentos e agroenergia, destaca Roberto Rodrigues

Publicado em 27/03/2015 16:22

O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues esteve em Jataí na última quinta-feira (26/6) e deixou o seu recado: “O mundo quer proteína e energia. O Brasil tem condição da atender essa demanda. Mas, para isso, precisamos, acima de tudo, de ordem”. Em palestra realizada durante o 2º Encontro Regional de Produtores, organizado pela Rede Sucesso de Comunicação, o professor e coordenador da Fundação Getúlio Vargas (FGV) falou para cerca de 400 produtores e empresários. O encontro, que contou com a participação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, promoveu debates sobre o cenário atual e futuro para a política e a agropecuária no Brasil.

Roberto Rodrigues iniciou sua apresentação lembrando que, dado o crescimento da população mundial, será preciso ampliar a produção de alimentos em 60% até o ano de 2050 e o Brasil será o responsável por 40% do total desse incremento. “E, ainda assim, há quem afirme que não podemos fazer uso da água, de adubos, de defensivos ou ampliar a área plantada. Este é um discurso que não fecha e precisamos atentar para o fato de que nenhum país do mundo tem uma política coerente voltada para isso”, alertou o ex-ministro. Rodrigues destacou que a meta para 2020 seria ampliar a produção em 20%. Para ele, o Brasil tem condições de promover esse aumento, mas outros países do mundo, entre eles os Estados Unidos, a China e a Rússia, não tem essa condição.

Além das dificuldades que o restante do mundo enfrenta para produzir alimentos, Roberto Rodrigues lembrou que mais difícil ainda será para esses países produzir agroenergia. “Com tecnologia e investimento, qualquer país pode produzir alimentos. Mas agroenergia, não. Isso depende da terra, da planta e do sol. O Brasil, e outros países da América Latina, têm condições de produzir essa fonte de energia, exportar para o mundo todo e, finalmente, criar uma nova ordem geopolítica mundial voltada para o agronegócio”, projetou.

Foi diante das discussões acerca do cenário de crises política e econômica que o ex-ministro destacou a máxima necessidade do Brasil por ordem. Para ele, entre as estratégias necessárias para a sustentação da agropecuária e o consequente fortalecimento da economia brasileira estão investimentos em infraestrutura e logística, crédito, políticas comerciais, tecnologias, articulações institucionais, organização estratégica e comunicação. “Historicamente, o Brasil construiu um mito de que a produção rural é coisa fácil e que o produtor rural é um matuto, chorão e até caloteiro. Essa marca trágica deixa muito claro que nós temos que nos comunicar melhor”, alertou.

Perspectiva
Roberto Rodrigues informou que a perspectiva de crescimento econômico para este ano é de 0,8% e isso exige que todo produtor e empresário aja com bastante cautela. O ex-ministro destacou que, entre as dificuldades a serem enfrentadas pelo setor produtivo estão redução do crédito, queda de preços e aumento dos custos, o que achatará as margens de lucro. “O produtor precisa manter a confiança, porém deve deixar as barbas de molho, guardar dinheiro e investir somente o necessário”, orientou. “As questões internas estão inibindo saltos da agropecuária, mas isso vai passar. Porém, precisamos trabalhar duro, nos organizar e nos comunicar melhor”, defendeu ainda o ex-ministro.

Para José Mário Schreiner, presidente da Faeg, a articulação do setor produtivo é fundamental para impedir que o segmento que tem garantido o crescimento do país não seja ainda mais prejudicado pelas dificuldades econômicas atuais. “A agropecuária é o setor da economia que mais evoluiu nos últimos anos, que mais criou e incorporou tecnologia, mas, muitas vezes, não é reconhecido como deveria”, afirmou.

Nesse cenário, o vice-presidente institucional da Faeg, Bartolomeu Braz Pereira, defendeu que uma das alternativas para o produtor enfrentar a crise é se organizar e atuar coletivamente. “Nós temos que fortalecer as nossas entidades de classe. Temos que unir toda a cadeia para conseguirmos sair muito mais rápido dessa situação”, avaliou Bartolomeu, que também é presidente da Associação de Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja).

Iniciativa
O presidente da Faeg destacou ainda a importância da realização de evento como o Encontro Regional de Produtores para o fortalecimento do agronegócio. “Parabéns ao Grupo Sucesso pela organização do evento, do qual o Senar e a Faeg muito se orgulha em ser parceiro. É nossa missão zelar e levar informação ao produtor rural, que é responsável pela atividade do setor que tem sustentado o nosso país”, elogiou.

O Encontro foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com patrocínio da Syngenta. A agroindústria aproveitou a ocasião para premiar produtores da região que apresentaram os melhores resultados na produtividade de soja. “O evento foi muito bom para aprendermos sobre o futuro da agricultura. Receber o Prêmio Produtividade foi muito gratificante. Receber o Roberto Rodrigues valoriza os produtores e é muito gratificante”, avaliou um dos produtores premiados Wolnir Maggioni.

Na TV
Após a palestra, foi realizado um debate entre José Mário Schreiner, o presidente da Faeg; Bartolomeu Braz Pereira, vice-presidente institucional da Federação e presidente da Associação de Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja Goiás); Arthur Toledo, presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e o diretor da Syngenta, Cláudio Linhares, além do ex-ministro Roberto Rodrigues. Na ocasião, produtores tiveram a oportunidade de fazer perguntas e ponderar as colocações dos componentes da mesa. O debate será transmitido pelo programa Sucesso no Campo, da Rede Sucesso (afiliada da TV Record em Jataí) na manhã do próximo domingo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Faeg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário