INTL FCStone lança relatório de perspectivas para commodities agrícolas

Publicado em 02/04/2015 09:36

A consultoria INTL FCStone reuniu análises de mercado em novo relatório de perspectivas para commodities agrícolas, além de câmbio e fertilizantes, para destacar alguns pontos chaves no acompanhamento e evolução dos produtos agrícolas ao longo dos próximos meses. 

Açúcar – Depois das chuvas intensas em fevereiro e março terem melhorado a perspectiva de produtividade agrícola no Centro-Sul do Brasil e derrubado as cotações internacionais do açúcar, o ritmo de moagem na região e a destinação que as usinas darão para a matéria-prima devem ser os fatores decisivos para o mercado ao longo dos próximos meses.

Algodão – O “Mercado climático” pode trazer um pouco mais de volatilidade aos preços da fibra em NY. Nos próximos meses os focos ficarão voltados consecutivamente para a área de plantio, o desenvolvimento das lavouras e a produtividade, nos países produtores do hemisfério norte. Espera-se uma redução na área de plantio na maioria destes países produtores, e consequentemente uma queda na produção. Entretanto, qual o real impacto desta redução? Começamos nossa análise pelo quadro de oferta e demanda dos EUA.

Cacau – A redução da demanda europeia pela amêndoa por causa da desaceleração econômica e desvalorização do euro deve continuar pressionando os preços do cacau no segundo trimestre de 2015. Esse movimento também tende a afetar os ratios dos preços dos produtos secundários com os do cacau, onerando o ratio da manteiga e favorecendo o do pó.

Câmbio – Dada a importância do ajuste fiscal para a economia brasileira, o principal determinante das cotações do dólar no trimestre que se inicia deverá ser a tramitação no Congresso das medidas propostas pelo Executivo visando o aumento do resultado primário do governo. A elevada taxa SELIC para o combate à inflação é o principal fator baixista no mercado, dado que a possibilidade de alta dos juros nos EUA já parece ter sido em grande parte precificada.

Complexo de Soja – O andamento da safra 2015/16 dos Estados Unidos deve ditar os preços da soja no próximo trimestre. Com a incerteza climática no país, é possível que a oscilação dos preços seja mais forte do que no início deste ano, mas ainda limitada pelos estoques extremamente confortáveis, que são resultado da ampla oferta da temporada anterior. O farelo de soja deve seguir a tendência da soja, mas fatores políticos na Argentina podem mudar o cenário e trazer maior suporte ao mercado. Já o óleo de soja continua com fundamentos baixistas, especialmente após a queda dos preços do petróleo, que trouxe maior desestímulo aos programas de biocombustíveis adotados ao redor do mundo.

Etanol – As mudanças tributárias a favor do etanol hidratado melhoraram a paridade entre os carburantes do ciclo Otto no país e ampliaram o volume de vendas do biocombustível no primeiro bimestre. O efeito dessas medidas sobre a demanda deve ser potencializado com o início da safra, quando os preços retratam o aumento da oferta de álcool no mercado.

Fertilizantes – Relações de preços desfavoráveis entre insumos e as principais culturas agrícolas devem resultar em redução de área plantada e tecnologia para a próxima safra. Junto à condição de ampla oferta de fertilizantes e janela de aplicações encurtada pelo clima frio, a demanda se manterá pressionada durante o segundo trimestre de 2015.

Milho – Nos próximos meses, as atenções devem estar voltadas para a safra 2015/16 dos EUA e para a “safrinha” no Brasil. As expectativas são de uma produção ainda muito grande, mesmo com a queda esperada de área nos EUA, o que pode limitar uma reação mais consistente dos preços. Os estoques, tanto nos EUA quanto no Brasil, devem continuar em níveis bastante confortáveis.

Soja – O andamento da safra 2015/16 dos Estados Unidos deve ditar os preços da soja no próximo trimestre. Com a incerteza climática no país, é possível que a oscilação dos preços seja mais forte do que no início deste ano, mas ainda limitada pelos estoques extremamente confortáveis, que são resultado da ampla oferta da temporada anterior. O farelo de soja deve seguir a tendência da soja, mas fatores políticos na Argentina podem mudar o cenário e trazer maior suporte ao mercado. Já o óleo de soja continua com fundamentos baixistas, especialmente após a queda dos preços do petróleo, que trouxe maior desestímulo aos programas de biocombustíveis adotados ao redor do mundo.

Trigo – A manutenção da paridade vantajosa entre o trigo e o milho e a expectativa de alta dos preços do trigo no segundo trimestre do ano estão entre os fatores que devem garantir a manutenção da área plantada na safra 2015/16. No Rio Grande do Sul, contudo, é esperada alguma redução de área, puxada fundamentalmente pela forte quebra na produção do estado no ano passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
INTL FCStone

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário