Faesc quer maior presença policial no campo

Publicado em 02/04/2015 12:11

Com o objetivo de sugerir um novo papel para a Polícia Ambiental, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, vem mantendo contatos com o Governo do Estado e o comando da Polícia Militar barriga-verde.

O dirigente expôs que crimes contra a vida humana, o patrimônio privado, a liberdade e a saúde pública aumentam nas comunidades rurais catarinenses. São delitos praticados contra famílias de trabalhadores, produtores e empresários do setor primário. Em face da complexidade do problema, o presidente da Faesc julga viável a proposta do deputado Valdir Colatto, que consiste em dar à Polícia Ambiental a missão adicional de reprimir a criminalidade e investigar bandidos e organizações criminosas que agem no campo. Pedrozo e Colatto foram recebidos nesta semana na sede do Comando, em Florianópolis para discutir a questão.

“A Polícia Ambiental, braço da Polícia Militar de Santa Catarina, mantém equipes volantes que percorrem as regiões agrícolas para combater crimes ambientais com excelente estrutura, equipamento e armamento. Esses mesmos agentes poderiam desenvolver ações de inteligência policial e repressão à criminalidade”, realça.

A Faesc considera a Polícia Ambiental a força policial de maior presença no campo, onde famílias rurais estão sendo atacadas de dia e de noite por bandidos que agem em dupla ou em bando, roubam valores financeiros, máquinas, gado, insumos agrícolas e equipamentos.

Pedrozo alerta que esse problema está anulando uma série de conquistas da sociedade rural, como a eletrificação, o desenvolvimento das pequenas cidades do interior, construção de estradas, educação e saúde, comunicação e instalação de agroindústrias, a tecnologia, os programas sociais dos governos estaduais e federais que contribuíram para a fixação do homem no campo e diminuição dos movimentos migratórios.

O líder sindical patronal entende que serão necessárias operações clássicas de combate ao crime na ampla malha de estradas vicinais com patrulhas rurais, fazendo bloqueios e abordagens, sempre com alternância de localidades. Ele acredita que o emprego de inteligência policial e a intervenção articulada entre as Polícias Civil e Militar e Vigilância Sanitária proporcionarão resultados mais efetivos no combate a todo o leque de crimes.

Uma das sugestões que a Faesc apresenta ao governador e ao comando da PM é a criação de um grupo de trabalho com a participação de entidades ligadas ao setor produtivo na elaboração de políticas de enfrentamento à violência no campo. Outra proposta será a edição de uma cartilha com orientações de segurança na zona rural para distribuição aos produtores rurais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MB Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário