ABRASS cobra do MAPA eficiência em crédito de financiamento para estocagem

Publicado em 02/04/2015 15:59

 A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) cobrou do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na quarta-feira (01), eficiência na liberação do Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários Integrantes da Política de Garantia de Preços Mínimos (FEPM), antigo EGF.

Em reunião com o Diretor do Departamento de Economia Agrícola do MAPA, Wilson Vaz de Araújo e com o Coordenador Geral de Análise Econômica do Ministério, Antônio Luiz Machado Moraes, diretores e associados da ABRASS expuseram as dificuldades na contratação do crédito.

 Os produtores relatam redução dos limites de crédito quando há migração do multiplicador de Pessoa Física para Pessoa Jurídica, além da dificuldade em obter recurso e prazos condizentes com a atividade. O prazo de carência para início do pagamento do financiamento tem sido reclamação comum, já que o período possível, de 8 meses, na prática tem sido reduzido à metade.

 O excesso de burocracia e de exigências para contratação do FEPM foi outro ponto cobrado pela entidade.

 De acordo com Wilson Vaz, as demandas serão levadas ao MAPA com intuito de melhorias na concessão do crédito. Além disso, foi aberta uma agenda de trabalho para melhoria do programa, na qual a ABRASS irá reunir-se com a Secretaria de Política Agrícola do MAPA para apresentar suas propostas. 

FEPM

O Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários Integrantes da Política de Garantia de Preços Mínimos (FEPM), antigo EGF, é uma linha de crédito que tem como principal objetivo assegurar o armazenamento/estocagem da produção, objetivando comercialização futura. Este é um crédito importante para o setor de produção de sementes, uma vez que o produto, após beneficiado, precisa ser estocado até o início do plantio da safra seguinte, quando é entregue ao produtor rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABRASS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário