Índia quer comercializar vacas Jersey para fugir de proibição religiosa

Publicado em 24/04/2015 15:51

LOGO REUTERS (16408)

Por Meenakshi Sharma

MUMBAI (Reuters) - Em reação a uma proibição que ameaça sua atividade, comerciantes de carne bovina da Índia estão buscando permissão para abater vacas Jersey de origem estrangeira, que acreditam não são sagradas para a maioria hindu do país como o gado criado localmente.

Vários Estados liderados pelo partido nacionalista hindu Bharatiya Janata, do primeiro-ministro, Narendra Modi, ou criaram novas leis para banir a carne bovina ou aprofundaram as limitações para o abate do gado.

A Índia é um dos maiores exportadores mundiais de carne bovina e seu quinto maior consumidor, e o comércio é dominado pela minoria muçulmana, que teve pouco sucesso ao protestar contra as mais recentes restrições.

O Conselho Milli de Toda a Índia, uma plataforma para os muçulmanos indianos, agora diz apoiar o veto à carne bovina, mas gostaria que o governo lhe oferecesse alternativas. Eles torcem para que o gado Jersey, originalmente criado na Ilha de Jersey para o mercado de laticínios, possa ser uma opção.

"Exigimos que o governo nos deixe abater as vacas Jersey, que são de origem estrangeira, não há sentimentos religiosos em relação a elas", argumentou M.A. Khalid, secretário-geral da unidade do conselho no Estado de Maharashtra, no oeste do país.

Maharashtra sedia Deonar, o maior abatedouro da Índia, e em fevereiro o Estado ampliou o veto ao abate das vacas para touros castrados ou não. Nesta sexta-feira, o ministro-chefe, Devendra Fadnavis, descartou a ideia de permitir o abate das vacas Jersey.

"Não há exceções", declarou à Reuters.

Desde a proibição instaurada em Maharashtra, o abate de gado em Deonar caiu pela metade, a maioria búfalos. Vários funcionários ficaram sem emprego, e Fadnavis disse que o governo está cogitando um plano de reabilitação para a comunidade de Qureshi, a mais afetada, mas não deu detalhes.

Enquanto isso, grupos hindus estão trabalhando pelo bem-estar do gado que deve ser abandonado devido à proibição à carne bovina.

Vyankatesh Abdeo, secretário do Conselho Milli de Toda a Índia no Vishwa Hindu Parishad, ou Conselho Mundial Hindu, afirmou que irão proteger qualquer raça de vaca e aumentar em oito vezes o número de abrigos para elas no Estado, ou seja, cinco mil unidades.

"Toda vaca é sagrada para nós, independentemente de sua raça”, disse Abdeo.

(Reportagem adicional de Clara Ferreira Marques)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário