Agência Xinhua: China diminuirá uso de fertilizante químico

Publicado em 21/05/2015 07:59

A China está diminuindo o uso de fertilizantes químicos para baixar custo e aumentar a eficiência.

A partir deste ano, programas pilotos de redução de fertilizante incluirão milho cultivado no nordeste e em algumas partes do norte e centro da China, vegetais produzidos em estufas no norte da China e maçãs no noroeste e na área da Baia Bohai, disse na terça-feira He Caiwen, funcionário do Ministério da Agricultura.

Os programas fazem parte dos esforços da China para fazer com que o uso de fertilizantes chegue em seu maior nível em 2020, disse ele, notando que a fertilização excessiva é um problema que atrapalha a produção de alto valor agregado do país, como vegetais e frutas.

A aplicação de tecnologia de fertilização intensiva e o uso elevado de novos tipos de fertilizantes como o orgânico serão algumas maneiras para reduzir a fertilização química, segundo ele.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Xinhua + CRI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Eduardo Lima Porto Porto Alegre - RS

    Muito bom o comentário do Sr. Domingos Bueno. Já vi alguns "eco-lokos" dizendo que a "fertilização orgânica" certificada é melhor do que os "criminosos" fertilizantes químicos. Entretanto, a bosta utilizada em condições duvidosas, muitas vezes sem a devida compostagem, se torna um elemento poluídor tão agressivo como qualquer outro produto. A capacidade dos frangos de converter em peso aquilo que consomem na ração é relativamente baixa...., com isso sai nas fezes (que os "orgânicos" adoram) uma série de ingredientes que eles proibiriam escandalosamente. A China está passando por um processo perigoso de radicalização ambiental, em parte pelo grave problema que enfrentam (o que é compreensível). O fato é que o Brasil deveria olhar para os resíduos orgânicos de maneira técnica, aproveitando os nutrientes úteis que se encontram disponíveis e fazendo isso através de processos controlados, o que não significa dizer "custosos".

    0
  • Domingos Balsanulfo Bueno Uberlândia - MG

    Muito interessante..., porém devemos lembrar que esta divisão entre "químico" e "orgânico" deveria ser alterada para "mineral" e "orgânico". Porque na verdade tudo é "químico". Não temos na escola a química orgânica que estuda substâncias químicas que tem como origem restos de vegetais e animais?

    Outra pergunta: o fertilizante orgânico, feito com excrementos de animais: o que estes animais ingeriram para produzir estes excrementos? milho, farelo de soja, capins que podem ter sido adubados com adubos minerais, que muitas pessoas insistem que classificar somente como "químicos"...

    Domingos Bueno

    Eng. Agrônomo - Consultor

    0
    • Rogerio mendes lopes Morrinhos - GO

      De acordo!

      0
    • Telmo Heinen Formosa - GO

      Absolutamente correto caro colega Domingos Bueno.

      0
    • gilberto evaristo Kasper toledo - PR

      Isso sem contar, que os fertilizantes minerais, em parte são oriundos de jazidas que um dia findarão...por isso devem ser usados com parcimônia,pois são recursos finitos...

      0