Monsanto planeja aumento de oferta pela Syngenta em meio a crescente ceticismo

Publicado em 05/06/2015 12:09

Por Pamela Barbaglia e Ludwig Burger

LONDRES/FRANKFURT (Reuters) - A norte-americana Monsanto e seus assessores trabalham a todo vapor para resolver todos os receios da Syngenta sobre possíveis problemas regulatórios para um acordo cujos riscos podem facilmente superar os benefícios.

Bancos de investimento e analistas esperam que a Monsanto eleve sua oferta em cerca de 10 por cento, para cerca de 500 francos suíços por ação, enquanto outros dizem que a Monsanto não pode se dar o luxo de ter uma nova proposta recusada e estaria disposta a fazer uma oferta de 550 francos para adquirir a empresa suíça.

Por outro lado, as chances de que órgãos antitruste possam bloquear a fusão continuam altas, uma vez que a empresa combinada iria controlar mais de 40 por cento do mercado norte-americano de sementes.

"O acordo pode não acontecer", disse uma fonte próxima à Syngenta que pediu para não ser identificada.

A fonte disse que há um crescente ceticismo entre os diretores da Syngenta de que as barreiras antitruste possam ser superadas.

A Monsanto disse em 20 de maio que tornaria o acordo "muito limpo" e "realmente fácil de ser feito", nas palavras do seu diretor de operações Brett Begemann, citando a venda da unidade de sementes da Syngenta e certos ativos de agroquímicos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bom dia Agro 29/04/24 - O que há de mais relevante na agricultura e no agronegócio
Evento Pré-Agrishow reúne lideranças políticas e do agro em Ribeirão Preto
Cargill vê 2º semestre movimentado na exportação de grãos do Brasil após lucro recorde
Iene salta em relação ao dólar por suspeita de intervenção
Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024