Pagamento por Serviços Ambientais não deve ser programa social, alertam especialistas no Senado

Publicado em 11/06/2015 08:09
informações divulgadas pela Agencia Senado

A adoção de um sistema de Pagamentos por Serviços Ambientais, os chamados PSAs, não pode se tornar apenas instrumento de ajuda social a menos favorecidos, mas um modelo econômico que beneficie as partes interessadas e a sociedade. O alerta foi feito pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Jorge Nogueira, e pelo especialista em conservação da ONG The Nature Conservancy (TNC), Cláudio Klemz, que participaram de audiência interativa da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle (CMA) nesta quarta-feira (10).

O PSA é uma forma de compensar produtores e proprietários rurais que adotam práticas de preservação e proteção ambiental, tornando tais tarefas mais rentáveis do que outras atividades econômicas.

Para o professor Jorge Nogueira, um dos desafios é fazer com que o sistema não funcione somente tendo governo como fonte pagadora, o que geraria uma dependência excessiva do orçamento público.

— O setor privado precisa também ser estimulado a participar de uma transação comercial na qual pagará por um serviço que lhe gere um ganho. Uma política tem que trazer vantagens econômicas para as partes envolvidas e para a sociedade — defendeu.

O professor, que é especializado em economia ambiental, disse que qualquer política relativa ao PSA tem que ter flexibilidade de tempo e espaço, em se tratando de um país com dimensões continentais como o Brasil. Segundo ele, definir como a lei vai permitir essa flexibilidade será outro desafio:

— O controle da erosão, por exemplo, pode ser mais relevante hoje do que há 30 anos. Atualmente o Paraná voltou a ter problemas. Porém, o fato não tem a mesma importância no Amapá. O que é muito importante hoje em São Paulo, como a questão da água, talvez não seja daqui a alguns anos — exemplificou.

O representante da TNC, Cláudio Klemz, advertiu que o PSA é ferramenta econômica e não pode ser confundido com qualquer tipo de “salvaguarda social”. Para ele, as áreas protegidas devem sim receber incentivos, que podem ou não ser pecuniários, e os resultados devem ser constantemente monitorados.

O especialista lembrou também que adoção de uma política de compensação ainda depende de definições importantes relativas a questões fiscais e previdenciárias.

— O produtor que recebe recursos tem que recolher Imposto de Renda? A princípio sim, mas ele está fazendo um bem para toda a sociedade, então é justo recolher? — indagou.

Quem paga a conta?

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, fez um alerta: a preservação ambiental custa e não acontece de graça. A ela é necessário atribuir um valor a ser pago. Além disso, no PSA, os custos são concentrados e os benefícios dispersos a longo prazo.

— Se queremos a floresta em pé, temos que remunerar. Temos uma questão hoje que é como repartir a conta. Não vai ser o PSA que vai resolver isso. É preciso saber como financiar e sustentar economicamente esses ativos naturais — argumentou.

Para o secretário, é necessário construir um modelo que não signifique passar a conta para o tesouro, “o que seria muito fácil”.

— Precisamos encontrar uma forma de dividir os custos adequadamente entre sociedade, empresas e estado de forma equilibrada. Esse é o desafio que o Congresso terá na elaboração de uma legislação que trate de PSA — acrescentou.

Francisco Gaetani informou ainda que o Ministério formou um grupo de trabalho para atuar com o Congresso na elaboração de uma proposta que possa ser construída nacionalmente a fim de que o PSA torne-se realidade.

Proposta

O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) lembrou que as políticas ambientais no Brasil normalmente baseiam-se em ações de fiscalização e repressão e são raros os mecanismos que se baseiam no incentivo ao comportamento correto, como os arranjos de Pagamentos por Serviços Ambientais.

No fim da reunião, o parlamentar informou que sua intenção é apresentar uma proposta legislativa sobre o tema, pois, na opinião dele, o que há tramitando atualmente no Senado e na Câmara não é o bastante para dar as respostas necessárias à sociedade brasileira.

Também participou da reunião da CMA nesta quarta-feira (10) o fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jafé Leão Ribeiro.

Veja aqui as apresentações feitas pelos participantes da audiência.

Agência Senado 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário