RS: Preço pago ao produtor cai pelo 3o mês consecutivo

Publicado em 23/07/2015 11:12

O preço médio pago aos produtores rurais no Rio Grande do Sul registrou a terceira queda consecutiva em junho, de 0,11%. No acumulado de 2015, o Índice de Inflação dos Preços recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) acumula deflação de 1,34%. Nos últimos 12 meses, a redução chega a 4,31%. Apesar da baixa, o IPCA Alimentos, índice da inflação medido pelo IBGE para o grupo alimentos ao consumidor, acumula alta de 6,61% no primeiro semestre deste ano e 9,77% nos últimos 12 meses. Os dados foram apurados pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul.

“O levantamento mostra que a dinâmica inflacionária é complexa e não reflete um aumento em cadeia”, afirma Antônio da Luz, economista chefe do sistema da Farsul.

Já o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) teve alta de 0,57%, impactado pelo aumento do preço dos fertilizantes. No ano, o IICP obteve elevação de 3,31%. Embora a alta seja inferior em relação a do IIPR, o valor preocupa porque os custos de produção costumam a concentrar suas maiores altas no segundo semestre, afirma Luz. Nos últimos 12 meses, o IICP acumula alta de 10,90%.

Relatório de Inflação Junho - IICP e IIPR

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Farsul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário