Zoneamento agrícola: Portarias orientam plantio de dez culturas de verão

Publicado em 10/08/2015 15:59
Levantamento aponta as melhores condições para cultivos em 23 estados e no DF

Brasília (10/8/2015) - A Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União 194 portarias de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), ano safra 2015/2016, para as culturas de algodão, amendoim, arroz (sequeiro e irrigado), feijão (1ª, 2ª e 3ª safra), feijão caupi, girassol, mamona, milho, soja e sorgo granífero. A publicação saiu nos dias 3, 4, 5 e 10 deste mês.

Nas portarias são apresentadas orientações aos produtores sobre municípios aptos ao plantio e períodos mais adequados à semeadura das lavouras, além da relação de cultivares indicadas para auxiliar o produtor rural quanto aos materiais genéticos adaptados para cada região. Para fazer ter direito ao Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária), ao Proagro Mais (agricultura familiar) e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural, o produtor deve observar os indicativos dessas normativas.

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento auxiliar na gestão de riscos na agricultura. O estudo tem como objetivo reduzir os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos, já que permite ao produtor identificar o melhor período de semeadura das lavouras, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de fácil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.

Clique aqui para conhecer os zoneamentos agrícolas por estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário