Preços agrícolas registram maior queda mensal em sete anos, aponta FAO

Publicado em 10/09/2015 07:44

Os preços dos alimentos básicos registraram em agosto a maior queda em sete anos e alguns estão no menor nível desde 2009, consequência principalmente do excesso de oferta mundial e da menor demanda chinesa, anunciou nesta quinta-feira a FAO.

A queda afeta produtos como leite, óleos vegetais, açúcar e cereais, que perderam 15% do valor em um ano, segundo o índice mensal de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O índice, calculado sobre uma cesta básica de alimentos, registrou média de 155,7 pontos em agosto, 5,2% a menos que em julho, na maior queda mensal desde dezembro de 2008.

"O mais espetacular é esta queda básica de preços em agosto", disse à AFP o economista chefe da FAO, Abdolreza Abassian.

O índice de preços dos cereais recuou 7% na comparação com julho, enquanto os óleos vegetais registraram queda de 8,6%. A cotação destes dois grupos de produtos está no menor nível desde março de 2009.

Também registrou queda o índice de preço dos laticínios (-9,1%), "devido basicamente à queda dos preços do leite em pó, queijos e manteiga, atribuída à menor demanda de importações da China, do Oriente Médio e da África do Norte", explica a FAO em um comunicado.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário