Extrativistas recebem visita de técnicos da Conab em 16 estados

Publicado em 13/10/2015 13:53

Os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vão realizar, até o fim do ano, 16 visitas técnicas e 42 visitas de gestão e orientação a agricultores familiares, extrativistas e suas organizações de regiões onde a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) já está sendo ou pode ser implementada. A medida visa o fortalecimento e desenvolvimento sócio-econômico das populações tradicionais, a permanência do homem na floresta e a garantia de renda, assim como a conservação, preservação e uso sustentável dos recursos naturais.

As visitas são fruto de parceria entre a Conab e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que repassou, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), R$ 400 mil para ampliar a operacionalização da política junto a estes segmentos. A execução começou em setembro, já tendo sido realizadas 21 visitas.

Este mês, serão atendidos, na Região Norte, no estado do Amazonas, os extrativistas de açaí, borracha e castanha de Manicoré (dias 19 a 23) e Humaitá (26 a 30); No Pará, produtores de açaí, babaçu, castanha e andiroba em Marabá/São Geraldo do Araguaia/Tucumã/São Félix do Xingu (19 a 23); em Rondônia, os produtores de borracha de Costa Marques (19 a 23); no Amapá, os de açaí  em Bailique/Macapá (26 a 30); e no Tocantins, os extrativistas de babaçu em Tocantinópolis, Xambioá, Axixá do Tocantins, São Miguel, Carrasco Bonito e Augustinópolis (26 a 30). 

As visitas seguem no Nordeste nos estados do Maranhão, para coletadores de babaçu em Lago dos Rodrigues, Igarapé Grande, Bernardo do Mearim e Lago do Junco (19 a 24); no Ceará, os de babaçu e macaúba de Barbalha, Santana do Cariri e Crato (12 a16); na Paraíba, os de umbu e mangaba em Cariri/Sumé e Serra Branca (19 a 21); e na Bahia, os de umbu em Ituberá e Igrapiúna (14 a 16) e de piaçava na região do Baixo Sul do estado (19 a 23).

No Centro-Oeste, os extrativistas no Mato Grosso de borracha terão atendimento em Aripuanã (19 a 23); já em Goiás, os de baru, mangaba e pequi, das localidades de Diorama, Iporá, Aruanã, Goiás Velho e Pirenópolis (26 a 30).

O pinhão é o produto de maior presença na PGPM-Bio nas regiões Sudeste e Sul, com visita prevista para São Joaquim, em Santa Catarina (13 a 17). Já foram visitadas, no começo do mês, as localidades Marmelópolis, Sapucaí-mirim e Virgínia, em Minas Gerais.

Também este mês, os técnicos já orientaram extrativistas de andiroba do Pará em Mocajuba e Igarapé Mirim/Abaetetuba; extrativistas de borracha no Acre, em Feijó e Manuel Urbano; coletadores de babaçu do Maranhão em São Luís, Itaperu-mirim, Vargem Grande, Coroatá e Codó.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista