ANDAV comemora 25 anos em momento de muitas transformações no setor

Publicado em 15/10/2015 11:45
No dia 18 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Distribuidor de Insumos Agrícolas e Veterinários

A ANDAV - Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários comemora 25 anos de atuação como elo entre a indústria e o produtor rural, participando de muitas transformações do agronegócio brasileira: “Na década de 90 mobilizamos o distribuidor sobre a importância da união em torno de uma representatividade política e de organização do setor. Somente o associativismo poderia fazer, unir regiões do amplo território nacional em torno de um objetivo comum”, analisa Henrique Mazotini, presidente executivo da ANDAV.

Na década seguinte, a união fortificava a ANDAV, e os desafios passaram a ser maiores, como foi o caso das reinvindicações por linhas de crédito rural mais atraentes e a ajuda política aos produtores rurais que necessitavam de refinanciamentos de safra, um período de muita dificuldades para o agronegócio brasileiro. “Alertamos entidades, poder público e indústria da necessidade de solidificar a economia rural, que seria um importante alicerce econômico do Brasil assim foi e está sendo”, completa Mazotini.

Nos últimos cinco anos, a ANDAV passou a focar seus objetivos na busca pela excelência do setor, de meios de profissionalizar a gestão e equipes de vendas e de atendimento de seus associados. “ O sucesso do Congresso ANDAV, maior evento do setor de distribuição no Brasil, nossos treinamentos presenciais ou à distância, a conquista da ISO 9001, preparam a ANDAV para o futuro, para uma era onde o mercado procura a excelência”, explica Carlos Henrique Nottar, presidente do conselho diretor  ANDAV.

Atualmente a ANDAV é uma das associações do agronegócio mais representativas do país que é responsável, nos últimos 12 anos, por aproximadamente 30% do PIB nacional, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

“O canal distribuição, além de gerar emprego para 50 mil profissionais e movimentar 70% da comercialização de insumos, realiza mais de 10 milhões de visitas a agricultores todos os anos. Isso significa afirmar que a ANDAV é essencial para levar conhecimento técnico de produtos e tecnologia aos produtores rurais”, analisa Humberto Nagata, gerente de marketing e relacionamento da ANDAV.

A associação possui hoje mais de 1400 associados distribuídos em 25 estados do país, além de representação política em diversas câmaras temáticas e conselhos em nível estadual e federal. 

Confira  depoimentos de personalidades do agronegócio sobre os 25 anos da ANDAV:

Paulo Hermann – presidente no Brasil e vice-presidente de vendas e marketing da América Latina da John Deere

“Aproveito para cumprimentar a ANDAV pelos 25 anos de congregação da defesa de ideias e de representatividade que vai comemorar este ano. Que continue assim, porque nossa agricultura precisa de entidades fortes, que tenham pensamento progressista, para que possamos fazer dessa agricultura brasileira a melhor do mundo.” 

Ivan Moreno - diretor de Acesso ao Mercado da Bayer CropScience

 “A ANDAV tem um propósito no qual nós da Bayer acreditamos muito: contribuir com o desenvolvimento, diferenciação e sustentabilidade de seus associados. Isso com certeza tem sido feito nos últimos 25 anos. Seja por meio do Congresso anual, seja por ações locais, a ANDAV consegue fazer a diferença e contribuir para o crescimento do setor. Nós, da Bayer, desejamos que os próximos 25 anos sejam também de muita produtividade e novos projetos. Parabéns a todos que fazem parte do time da ANDAV!”

Arnaldo Jardim – secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo

 “O distribuidor de insumos agrícolas é fundamental para diminuir a distância entre o conhecimento, a inovação e o nosso produtor rural. A ANDAV é uma associação que congrega os distribuidores e pensa num processo de auto regulação, de você ter parâmetros que são comuns levando em conta os princípios éticos gerenciais que ordenam essa posição. Parabéns ANDAV pelo seu crescimento e seriedade”.

Júlio Sérgio de Britto –coordenador Geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

“A ANDAV hoje representa para o Ministério da agricultura a certeza das revendas de insumos agrícolas, adoção de práticas de comercialização de agrotóxicos seguras, de armazenamento, manejo, de recomendações para os usuários agricultores que garanta aplicação segura. Os 25 anos da ANDAV vem confirmar o trabalho importante realizado pela associação”.

Laércio Giampani - presidente da Syngenta no Brasil

“Fomos uma das primeiras empresas que viu na ANDAV um espaço e uma oportunidade para consolidar o sistema. Todas as reuniões que fazíamos com revendas, a ANDAV sempre era convidada. Sempre foi uma parceira. O Brasil só vai ter um sistema de distribuição forte e apoiado, se ele tiver uma associação atuante e que trabalhe em prol do agronegócio. Parabéns ANDAV!

Sobre a ANDAV

A ANDAV – Associação de Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, conta atualmente com mais de 1400 associados e foi criada em 18 de outubro de 1990 com a finalidade de potencializar a força dos distribuidores perante o mercado do agronegócio, com a profissionalização, estruturação e coesão do setor. Para tanto, a Associação intervém com a transmissão de informações técnicas de qualidade, respaldo jurídico, técnico, treinamento, produtos, suporte e outras ferramentas essenciais ao distribuidor moderno. Assim, a ANDAV fortalece a representatividade do setor no mercado brasileiro atual.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ANDAV

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário