Perdas na agricultura de RS chegam a R$ 5 milhões, segundo a Emater

Publicado em 21/10/2015 07:14

De acordo com a Emater, os prejuízos em Nova Santa Rita e Canoas juntas superam os R$ 5 milhões. O agrônomo da entidade, Roberto Schenkel, que presta assistência a 30 propriedades espalhadas pelos bairros Fátima e Mato Grande, estima em perdas de 90% da produção. “Algumas folhosas podem se recuperar, mas as lavouras estão saturadas de água e o mau tempo pode impedir o novo ciclo em 90 dias”, destaca. “A maioria não tem financiamento do Pronaf, ficou sem seguro, e não tem a cobertura dos prejuízos.” Se chover piora, mas se a lavoura encharcada receber muito sol, os brotos ressecam. As folhas furadas estragam mais rápido e junto com a feiúra das hortaliças o preço de venda baixa. 

Nova Santa Rita

Em Nova Santa Rita, a estimativa é de 80% da produção esteja perdida. Os agricultores trabalham pouco com as folhosas. “Repolho, brócolis, abobrinha e moranga se conseguiu colher, mas não darão fruto de novo”, destaca a agrônoma da Emater, Caroline Kolinski de Lima. Do melão, sobrou pouco. “Pepino e moranga estão com cicatriz e a Ceasa avalia como de segunda categoria.” O granizo impediu o rebrote, pois a cidade trabalha com o plantio de campo e não com estufa. “Por uma questão cultural as famílias não fazem financiamento e ficam sem o seguro quando precisam”, explica Caroline. “Desde o fim de semana está uma corrida contra o tempo para salvar o que dá.” 

Leia a notícia na íntegra no site Diário de Canoas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Canoas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário