Produtores temem perda de qualidade em semente com alteração de calendário

Publicado em 22/10/2015 07:34

Com a proibição do plantio de soja sobre soja para a produção de sementes salva de soja, ou seja, produzida pelo produtor para uso próprio, os sojicultores de Mato Grosso revelam temer a perda da qualidade do grão para seu uso como sementes. Produtores que desejam produzir suas próprias sementes devem realizar o plantio até 31 de dezembro.

A proibição visa à redução da exposição da soja ao fungo da ferrugem asiática e a perda da eficácia do fungicida, uma vez que o fungo poderia criar vir a criar resistência aos defensivos agrícolas.

A medida consta na Instrução Normativa Conjunta nº 002/2015da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Instituto de Defesa Agropecuário de Mato Grosso (Indea), que trata de medidas fitossanitárias para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja em Mato Grosso.

Leia a notícia na íntegra no site Olhar Direto

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Olhar Direto

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Alguém notou a sutil mudança de, "os fungicidas perderam eficiência", para, "poderia vir a criar resistência aos defensivos agricolas"!! Bem, mudando de assunto, tempos atrás muita gente veio comentar e criticar a postura do Noticias Agricolas de noticiar e comentar politica, diziam que "esse espaço deve servir para discutir coisas técnicas que interessam à agricultura". Pois é, parecem que eram somente paspalhões querendo aparecer, onde estão esses caras agora? É o silêncio diante de uma lei interventora e autoritária, sem embasamento técnico e cientifico, que está sendo posta goela abaixo de muitos produtores. Fica assim então, politicos incompetentes, vendidos às grandes empresas, inventam uma estória qualquer e aprovam o que lhes convêm. Quando são pegos nas mentiras, somente mudam o discurso, pois pensam estar falando com um bando de trouxas. Cadê o resultado das pesquisas que comprovam a perda de eficiência dos produtos? Quais produtos foram testados? As multinacionais deitam e rolam por que os "representantes" dos produtores rurais são uns bostas.

    0
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Muito bem caracterizado nossos representantes. A palavra caiu como uma luva. Bostas.

      Certamente outros fungicidas serão registrados para controle da ferrugem. Já existem dois novos, inéditos e não genéricos, sendo testados pelo consórcio anti ferrugem e em via de serem aprovados pelo MAPA. O tempo irá desmascarar estes que agora trombeteiam o apocalipse causado pela ferrugem. Mas a resposta deles já está pronta. Dirão que foram cautelosos. Aqui no oeste do Paraná a decisão já está tomada. Para a safra 16/17, iremos ou deixar uma pequena área para plantio no final de dezembro, ou tentaremos plantar milho super precoce em agosto para colher em dezembro. Alguns ainda cogitam plantar feijão e colher também em dezembro. Comprar sementes está fora de questão. Mesmo que proibam a produção de sementes próprias, já temos a solução, mas não vou ficar contando aqui.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      MARCELO Se tiver ideia interessante nao publicavel., publique seu telefone, para aqueles colegas que desejam boicotar o cartel das sementes.Vamos que vamos o espaço ja' esta' servindo.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Realmente as lideranças são uma porcaria...olhem a APROSOJA...veja como negociam bem as coisas que envolvem o produtor rural..a soja RR não tinha mais royaltees....agora vão passar a pagar de NOVO...grandes negociadores...nego RUIM assim nem pra negociar cavalo velho..vaca sem dente...pedra de isqueiro...agulha de espingarda...chapeu velho...SERVEM.....e ainda vão a televisão informar....lembro a todos para olhar os nomes dos políticos envolvidos naquele rolo do Tocantins..aquele das terras da Katia Abreu...lá aparece um nome do PMDB de meu estado natal....Dejandir Dalpasqualle...olhem o sobrenome...e vejam o sobrenome do grande NEGOCIADOR da APROSOJA Brasil..tudo em casa...e depois riem dos produtores...aja pelego vai faltar baxero...

      0