Presidente da Farsul projeta maior crescimento da produção agrícola do RS em 10 anos

Publicado em 22/10/2015 13:50

O setor que mais cresce no Brasil, o agrícola,  repete no Rio Grande do Sul a  evolução na produção ao ultrapassar a marca das 30,13 milhões de toneladas nesta safra. Com uma baixa taxa de inadimplência de 1,54% junto ao setor bancário e um relevante aumento de produtividade de 74%, em 20 anos, o presidente da Farsul e Sebrae-RS, Carlos Sperotto, projetou no “Tá na Mesa” promovido pela Federasul, nesta quarta-feira (21.10), que a expectativa do agribusiness no Estado é chegar a uma produção de 42 milhões de toneladas em 10 anos.

Com o tema “Adaptação como sustentação da liderança”, Sperotto recordou as dificuldades, conquistas e avanços do segmento no Brasil e no RS. “Nosso Estado sempre esteve à frente e liderou os principais confrontos”, resumiu. Entre as principais batalhas enfrentadas esteve a renegociação das dívidas dos produtores e a ampliação do acesso às linhas de crédito, como forma de garantir os necessários investimentos.

Fruto disto, ao longo dos últimos 15 anos, o acesso ao crédito cresceu 454% e os investimentos anuais tiveram aumento real de 1.251%. Mesmo com números positivos, o presidente da Farsul e Sebrae-RS acredita que é preciso aproveitar melhor as oportunidades de consumo e apontou o Custo Brasil como obstáculo para a redução dos custos de produção e da melhoria do sistema tributário. 

Ao identificar como “política de resultados” a linha adotada pelas suas gestões à frente da Farsul e Sebrae-RS, Sperotto garantiu que será incansável na busca pela permanente interlocução com os governos Federal e Estadual. O presidente aproveitou para alertar que o agronegócio precisa de melhor infraestrutura e logística para que seja consolidado como eixo de desenvolvimento econômico. “Temos que aumentar a taxa de lucro da cadeia de negócios oportunizando a geração de mais tecnologia nacional”, pontuou.   

Ao saudar Sperotto, o presidente da Federasul, Ricardo Russowsky, lembrou da longa parceria entre as duas entidades, especialmente na defesa dos mesmos interesses, do empreendorismo e da livre iniciativa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Farsul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário