Brasil e UE visam acordo na OMC para banir subsídios a exportações agrícolas

Publicado em 17/11/2015 14:54

GENEBRA (Reuters) - A União Europeia, o Brasil e quatro outros países estão propondo que a Organização Mundial do Comércio concorde em acabar com os subsídios para exportações agrícolas em uma reunião no mês que vem, disse nesta terça-feira um diplomata familiarizado com o plano.

A reunião ministerial de dezembro em Nairóbi corre o risco de ter pouco a oferecer em termos de grandes acordos de comércio e os apoiadores da proposta, que também incluem Argentina, Uruguai, Paraguai e Nova Zelândia, esperam que os 161 membros da OMC a vejam como uma chance de conseguir negociar uma vitória.

A proposta foi circulada entre os membros da OMC nesta segunda-feira e será apresentada pelo Brasil e a União Europeia em uma reunião da OMC nesta quarta-feira, disse o diplomata.

A proposta revive um plano anterior que foi rejeitado no fim de 2008, enquanto visava superar as objeções dos Estados Unidos, que colocaram os maiores obstáculos naquele tempo, disse o diplomata.

Mas outros potenciais oponentes podem ser a Índia, que utiliza subsídios de exportação para o açúcar, e a Suíça, que oferece subsídios sob sua lei do chocolate. Outros podem sentir que isso não vai muito longe.

A proposta baniria os subsídios dentro de 11 anos e introduziria novas regras e requerimentos de transparência para negociantes estatais, ajudas humanitárias não emergenciais e créditos de exportação, garantias e seguros.

(Por Tom Miles)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Evento Pré-Agrishow reúne lideranças políticas e do agro em Ribeirão Preto
Cargill vê 2º semestre movimentado na exportação de grãos do Brasil após lucro recorde
Iene salta em relação ao dólar por suspeita de intervenção
Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024
Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro