Produtores de ração sentem impacto de custos maiores do milho e revisam previsões

Publicado em 15/06/2016 07:17

logo mini reuters noticias

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A demanda por ração animal no segundo trimestre deverá registrar queda na comparação com os primeiros meses do ano, com a indústria de aves e suínos do Brasil sofrendo as consequências de uma alta nos custos de matérias-primas como milho e farelo de soja, afirmou nesta terça-feira um dirigente do Sindirações.

Dessa forma, o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal está revendo sua expectativa inicial de crescimento de cerca de 3 por cento na produção de ração e sal mineral em 2016.

"Se finalizar o ano estável, já será motivo de celebração", afirmou o vice-presidente-executivo do Sindirações, Ariovaldo Zani, em entrevista à Reuters nesta terça-feira.

No ano passado, o Brasil produziu 68,7 milhões de toneladas de ração e sal mineral.

Afetada por problemas climáticos no país, a safra de milho, principal insumo da ração, foi reduzida fortemente, elevando os preços para patamares recordes. Enquanto a produção de soja também sofreu alguns efeitos do tempo seco.

"Além da crise de custos, tem a crise de oferta (de matéria-prima)... No segundo trimestre, a expectativa é de que a produção de frangos tenha caído", disse Zani, justificando a expectativa de uma demanda menor neste trimestre.

A produção de frangos e suínos consome cerca de 80 por cento da produção brasileira de ração.

No segundo trimestre, os preços das matérias-primas subiram fortemente no Brasil --os do milho mais que dobraram em relação a maio do ano passado--, segundo dados do Sindirações, levando indústrias de carnes a cortarem turnos de trabalho ou reduzirem as criações, abatendo matrizes.

A queda ocorreu após a indústria de carnes ter operado com forte produção no primeiro trimestre, acreditando que o custo do milho poderia cair com a expectativa de uma grande safra, que se frustrou, e com esperança de melhores preços pagos pelos seus produtos.

Dessa forma, lembrou Zani, a demanda por ração curiosamente deve ter subido no primeiro trimestre --ele não dispõe de dados consolidados--, o que significa dizer que a produção, no semestre, pode ter ficado praticamente estável, diante do recuo na produção no segundo trimestre.

(Edição de Marta Nogueira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário